O Facebook apresentou o recurso Marketplace que ajuda a gerenciar a compra e venda de produtos entre usuários da rede social. A novidade, anunciada nesta segunda-feira (3), funciona de forma gratuita e promete atender à um público de mais de 450 milhões de pessoas por mês, que já acessam normalmente os grupos de vendas. Agora, com uma interface especializada, essas ações ficam mais práticas. 

Facebook Messenger testa sua própria versão do Stories, do Snapchat

É possível descobrir produtos à venda em regiões próximas, por geolocalização, adicionar fotos, descrição e preço. A transação do valor ou entrega não são feitos pelo Facebook. E, por enquanto, o Marketplace será liberado nos próximos dias apenas para celular Android e iPhone (iOS), para usuários com mais de 18 anos nos Estados Unidos, Reino Unido (UK) e Nova Zelândia. 

Facebook anuncia o Marketplace para facilitar compra e venda de produtos (Foto: Divulgação/Facebook)

Quem busca por produtos específicos na plataforma sabe que o visual dos Feeds de grupos pode não ajudar muito, principalmente pela quantidade de conteúdo.

Para deixar essa ação mais simples, o Marketplace permite buscar por categorias ou produtos específicos nos anúncios e fazer ofertas diretas. As mensagens são trocadas entre o comprador e vendedor, de forma privada.

Busca por produtos no Marketplace e troca direta de mensagens (Foto: Divulgação/Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como funciona?

A ferramenta é adicionada no mesmo app do Facebook, sem instalar nada extra. Para vender, basta tocar no ícone de câmera e registrar fotos do seu produto, adicionando o título, descrição e preço.

Depois basta confirmar a sua localização e postar. Os interessados só precisam buscar pelo produto na plataforma, usando a localização GPS. 

Ao decidir pelo item no Marketplace é preciso fazer uma oferta, com o valor que está disposto à pagar na negociação ou enviar uma mensagem para o outro usuário e combinar as informações de compra.

Para facilitar, há um histórico com os equipamentos anunciados por você e com os produtos negociados no Facebook.

... a a localização (Foto: Divulgação/Facebook)" height="450" src="//s2.glbimg.com/xRhVUvQLhE3N8KKYcDzM9dpzClA=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/10/03/oferta.jpg" width="695">Faça uma oferta para os produtos que gostar e ainda veja a localização (Foto: Divulgação/Facebook)

Segundo o anúncio da rede social, dentro de alguns meses o recurso estará disponível para plataforma web, para acessar pelo computador, e será expandido para mais países. Ainda não há previsão para lançamento no Brasil.

Como recuperar as fotos do Orkut sem ter conta no Gmail? Veja dica no Fórum do TechTudo.

Via Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo