Os jumpers s?o chaves el?tricas utilizadas em placas e alguns dispositivos, como discos r?gidos para ativar, regular ou desativar fun??es espec?ficas do sistema que n?o s?o acess?veis via software. Entenda como podem ser usados a seu favor.?

Core i5: entenda as diferen?as entre os modelos desse tipo de processador

Para que servem?

Em placas-m?e mais antigas, jumpers eram abundantes. A sua fun??o como chave el?trica era a de determinar o funcionamento de diversos recursos da placa. Era poss?vel, por exemplo, usar um jumper para limitar a alimenta??o el?trica do processador e, consequentemente, reduzir sua velocidade e aquecimento.

Outros jumpers tinham fun??o de resetar as informa??es da BIOS para as configura??es de f?brica. Ainda houve os respons?veis pela configura??o de data e hora e do regime de controle da bateria interna do sistema.

A posi??o e a presen?a de jumpers nos pinos pode alterar radicalmente o funcionamento do sistema (Foto: Reprodu??o/Stockarch)

Placas mais antigas possu?am um conjunto bem maior de jumpers que permitiam amplo controle sobre o funcionamento de todo o hardware que estabelecia v?nculo com a placa-m?e. Desde a velocidade das mem?rias ? alimenta??o das placas de expans?o.

Se o seu computador tem alguns anos de vida, ? muito prov?vel que ele ainda contenha agrupamentos de jumpers. Observe que v?rios deles podem realizar altera??es sens?veis no funcionamento da m?quina.?

Ainda existem?

Jumpers s?o raros de se encontrar em placas novas (algumas ainda possuem alguns, usados principalmente para configurar LEDs e comportamento dos bot?es do gabinete). Com o avan?o da tecnologia, especialmente de firmwares e BIOS, os jumpers simplesmente perderam a utilidade, j? que se tornou poss?vel realizar todas as regulagens via software.

Onde s?o encontrados?

Atualmente, os jumpers v?m caindo em desuso quando o assunto s?o placas. Mas discos r?gidos do padr?o IDE ainda apresentam essas chaves em seu conjunto. Nos HDs, os jumpers s?o utilizados para determinar o comportamento e a hierarquia do disco r?gido perante o sistema.

O que ? melhor: notebook, ultrabook, Macbook? Opine no F?rum do TechTudo.

Por exemplo, removendo um jumper e o posicionando em outro espa?o, determina que o disco r?gido se comportar? como uma unidade slave do sistema, ou seja, que n?o est? encarregada de boot e de inicializar o sistema. Alguns discos possuem jumpers que determinam velocidade de leitura e que at? podem limitar o espa?o de armaz

... enamento do disco.
Placa Intel Galileo apresenta Jumpers (Foto: Reprodu??o/Arduino)

Jumpers tamb?m podem ser encontrados em placas l?gicas com fun??es espec?ficas, como as usadas em aplica??es Arduino. Vale lembrar que o Raspberry Pi tamb?m traz jumpers em suas placas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo