Game of Thrones chega à reta final com a estreia da oitava temporada no último domingo (14). A série é famosa pelas mortes inesperadas de personagens ao longo do enredo. Tendo isso em mente, um grupo de estudantes da Universidade Técnica de Munique (UTM), na Alemanha, criou um algoritmo que prevê quais serão os próximos personagens a morrer.

A tecnologia combina informações das temporadas anteriores à técnica de aprendizado de máquina, a fim de indicar, com 64% de precisão, a expectativa de vida das pessoas no mundo de Game of Thrones.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O projeto, chamado “A Song of Ice and Data”, aplica técnicas utilizadas em previsões médicas e cálculos de seguros de vida ao universo da série. Com a ajuda das Wikipedias mantidas por fãs, os estudantes vasculharam as vidas de centenas de personagens, reunindo informações que poderiam afetar a expectativa de vida de alguém no reino de Westeros.

Se na vida real essas informações podem incluir questões como doenças hereditárias, prática de atividades físicas, consumo de álcool e tabagismo, no mundo de Game of Thrones as informações mais relevantes são a que família determinado personagem pertence, seu gênero, se ele é casado ​​e quem são seus aliados.

A reunião desses dados revelou algumas verdades sobre a mortalidade e o universo da série, como o fato de que ser homem é mais perigoso do que ser mulher: personagens masculinos têm uma taxa de mortalidade de 22%, em comparação a 11% dos femininos. Além disso, a família a que o personagem pertence também é capaz de aumentar ou diminuir sua expectativa de vida. Enquanto os Baratheon, por exemplo, têm uma mortalidade 5% acima da média, os Lannister apresentam 45% mais chance de sobrevivência.

Alerta de spoilers!

Com base nesses métodos, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o personagem com maiores chances de sobrevivência é Daenerys Targaryen, com apenas 0,9% de probabilidade de morrer. Em seguida vêm Tyrion Lannister (2,5%), Varys (3,2%) e Samwell Tarly (3,3%).

No outro extremo do ranking estão Bronn e Gregor Clegane, com 93,5% e 80,3% de chance de morrer. Para completar a lista de prováveis vítimas da oitava temporada, temos Sansa Stark (73,3%), Bran Stark (57,8%) e Sandor Clegane (47,5%). Os curiosos que quiserem acessar o ranking completo podem encontrá-lo no site do projeto (got.show).

Vale ressaltar, no entanto, que a reta final de Game of Thrones acabou de começar, e que não é possível ter

... certeza sobre qualquer previsão, mesmo que ela seja baseada em algoritmos. Ao longo de suas temporadas, a série baseada na obra de George R. R. Martin provou que a imprevisibilidade faz parte do roteiro.

Como baixar app na Smart TV Panasonic? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo