A versão 46 do Chrome traz, entre as novidades, uma nova tela de erro que deve ser apresentada ao usuário sempre que o navegador identificar riscos de ataques de engenharia social. Nessas ações, sites envolvidos em esquemas de distribuição de vírus costumam iludir visitantes, fazendo com que acreditem que precisam baixar algum aplicativo ou que seu computador está em risco. O golpe se chama "engenharia social", quando o criminoso faz uso da persuasão, abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações sensíveis e pessoais.

Como silenciar abas individuais do Google Chrome? Não seja mais incomodado

O aviso, em uma tela vermelha, será apresentado toda vez que o usuário tentar acessar um site que tenha sido listado como suspeito pelas equipes de manutenção do Chrome . Assim como outras telas de alerta do navegador, a página dá opção de continuar a navegação, desistir e reportar o incidente ao Google.

Nova página no Chrome alerta para ataques em sites suspeitos (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Antes da atualização, o browser já sinalizava alguns sites listados como potenciais focos de ataques de engenharia social. Agora, o recurso foi aprimorado para identificar melhor esse tipo de risco, com direito a tela de aviso exclusiva.

Segundo o blog oficial do Chrome, a novidade é importante porque ataques desse gênero englobam uma grande quantidade de esquemas, mais elaborados do que o phishing tradicional. Muitas vezes, usuários mais desatentos podem acabar caindo facilmente nas armadilhas desenvolvidas para distribuir vírus nos computadores e coletar dados de login de serviços diversos.

A recomendação é de que toda vez que a tela seja apresentada ao usuário, ele clique no botão “voltar para segurança”. Dessa forma, criminosos não conseguem aplicar seus golpes de engenharia social.

... p>
Aviso recomenda que usuário evite acessar páginas suspeitas de praticar engenharia social (Foto: Divulgação/Google Chrome)

Qual é o melhor navegador? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Google Chrome Blog



>>> Veja o artigo completo no TechTudo