Janko "YNk" Paunović é um dos maiores analistas de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) do mundo. Além de ser ex-coach da MIBR, o sérvio já atuou como pro player, caster e atualmente é o técnico da FaZe Clan. Em entrevista ao TechTudo, YNk avaliou a sua passagem pela Made In Brazil e o futuro do time, além de responder a uma pergunta complicada: entre coldzera e NiKo, qual jogador é o mais completo?

“Que pergunta difícil”, responde YNk depois de fazer uma longa pausa e dar algumas risadas. De fato a pergunta não é fácil. O jogador brasileiro Marcelo "coldzera" David atuou ao lado de YNk entre agosto de 2018 e janeiro de 2019. Coldzera foi eleito o melhor player de CS:GO do mundo em 2016 e 2017 e já é um dos melhores atletas da história do game. Do outro lado está Nikola "NiKo" Kovač. Atual companheiro de YNk na FaZe Clan, o europeu ficou no top 3 de melhores do mundo nos últimos anos e coleciona estatísticas incríveis.

“Eu acho que os dois jogadores são muito completos. Eu tive o privilégio de, nas duas equipes, jogar com ambos e eles têm muitas similaridades. A ética deles é de um nível altíssimo, sempre que eles jogam é para melhorar, seja um jogo oficial ou não”, elogia YNk, que também destaca as diferenças entre os pro players. “O Niko consegue fazer mais coisas no jogo, é mais versátil. Mas o Cold, no que faz, é o mais eficiente. Ele pode não ser capaz de fazer tudo o que o Niko consegue, mas no que ele faz ninguém consegue alcançar o mesmo nível”, explica.

Os elogios de YNk para o elenco da MIBR vão além de coldzera. “O FalleN foi o melhor IGL do mundo. Ter a oportunidade de trabalhar com ele e entender seus pensamentos foi muito legal. Além disso, a ética de trabalho deles e como eles se relacionam com o jogo é incrível. Em momentos de grande pressão, é admirável ver como eles mantém a calma”, completa.

Toda essa admiração de YNk pelo elenco da MIBR pode surpreender algumas pessoas. O coach saiu da equipe em janeiro de 2019 depois de seis meses de trabalho. Durante esse tempo, a MIBR não conquistou nenhum grande torneio. Além disso, YNk foi substituído por Wilton "zews" Prado quando a MIBR foi reformulada e ganhou um elenco 100% brasileiro. Rancor? Parece que o coach sérvio não conhece essa palavra. “Acho que foi de grande ajuda trazer o Zews, pois a ele é um ótimo coach e traz uma abordagem diferente do jogo devido ao tempo em que esteve na Liquid”, avalia YNk, que também acha ótimo que a MIBR tenha um elenco só de brasileiros.

“É algo que para eles faz bastante sentido, um time completamente brasileiro para falar em português. Alguns dos rapazes estavam com dificuldades para se comunicar em inglês quando eu estava na equipe”, revela. “Além disso eles retornam para a line que foi bem sucedida há um ano e meio, dois anos atrás, é algo que também é bastante atraente porque eles sabem que isso funcionou, então pode potencialmente funcionar novamente”.

Mas o sucesso de Gabriel “FalleN” Toledo e companhia parece ter ficado no passado. Depois de ter um 2018 difícil, a MIBR vive um começo de ano com resultados negativos com a nova line up (essa totalmente brasileira). “Eles precisam ver o que ainda funciona para eles e o que não funciona. O jogo está diferente do que era há um ano e meio atrás, quando eles eram os melhores por um momento”, aconselha YNk, que não subestima a equipe. “Eles foram um time que esteve no topo, que caiu e voltou ao topo novamente. Então, trabalhar junto e treinar não é algo estranho para eles e esse é o pré-requisito p

... ara conseguir o sucesso, estar disposto a melhorar e descobrir as coisas”.

O próximo desafio da MIBR será na BLAST Pro Series Miami, que acontece entre os dia 12 e 13 de abril nos Estados Unidos. “Mesmo que você perca, ainda assim você tem algo a aprender", lembra YNk, que mostra com seu jeito amistoso que ainda pode dar conselhos valiosos para os jogadores da MIBR. "Eles precisam continuar juntos, dar tempo ao tempo e achar a melhor maneira de jogar”, finaliza.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo