Muito antes de seu an?ncio oficial, o Windows 10 j? come?ou a gerar expectativas em usu?rios do sistema operacional por todo o mundo. Por isso, diariamente diversos rumores s?o divulgados sobre a nova plataforma que promete?unificar todos os dispositivos com acesso a Windows. Para saber o que ? verdade ou ainda n?o foi confirmado sobre o sistema da Microsoft, confira as ?ltimas not?cias.

Cinco coisas que voc? precisa saber sobre Windows 10 em vers?es piratas

Confira o que ? verdade ou ainda n?o foi confirmado sobre o novo Windows 10 (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

Posso participar do desenvolvimento do Windows 10??Verdade.

Uma das grandes quebras de paradigma do Windows 10 ? o envolvimento direto dos usu?rios na cria??o do sistema. Tudo isso ocorre gra?as ao Windows Insider Program, que permite que qualquer um baixe vers?es pr?vias e possa sugerir mudan?as diretamente para a Microsoft, atribuindo notas e coment?rios. H? um ranking de mudan?as mais pedidas, e algumas j? foram atendidas em builds.

Os participantes do Windows Insider "v?o ganhar" a vers?o final? Rumor.

A Microsoft j? afirmou que estuda uma forma de recompensar os participantes do programa Windows Insider pelo esfor?o no desenvolvimento. Entre as possibilidades analisadas estaria a obten??o de uma licen?a gratuita para vers?o final. Por enquanto, a dona da plataforma n?o negou nem desmentiu.

Windows 7 e 8 v?o receber o sistema gratuitamente? Verdade.

Pela primeira vez, a Microsoft vai liberar a atualiza??o gratuita para as tr?s vers?es anteriores do sistema: o Windows 8.1, 8 e 7. O update poder? ser feito dentro de um per?odo de um ano a partir do lan?amento oficial. Ap?s isso, quem fez a atualiza??o permanece com o novo sistema, gratuito.

Windows 10 chegar? gr?tis por um ano para Windows 7, 8, 8.1 e Windows Phone (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

Quem n?o fez, dever? compr?-lo por pre?o ainda n?o definido. A novidade deve chegar via Windows Update e promete facilitar o processo, mesmo para usu?rios com pouca experi?ncia. Confira mais detalhes sobre o?update gratuito do Windows 10.

Windows piratas v?o se tornar originais? Mentira.

Usu?rios de sistemas piratas v?o sim?receber a atualiza??o para o Windows 10. No entanto, a Microsoft j? confirmou que o processo n?o tornar? a c?pia original e seus usu?rios podem n?o ter acesso a diversos recursos.

Por outro lado, a empresa estuda facilitar a compra de uma licen?a original da plataforma, para que essas pessoas alterem o status de suas m?quinas. Confira?informa??es oficiais sobre o update para Windows n?o genu?nos.

Preciso de um computador mais poderoso para rodar o Windows 10? Mentira.

Se o seu computador roda bem o Windows 7 ou 8.1, a Microsoft promete que ele ser? capaz de rodar a nova plataforma com bom desempenho. Segundo a empresa, a nova vers?o do sistema operacional, inclusive,?consumir? menos espa?o de armazenamento?em todos os dispositivos. Confira aqui os?requisitos m?nimos do Windows 10 para computadores e smartphones.

... ws-10-1.png" alt="Windows 10 promete manter o bom desempenho nas m?quinas atuais (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)" height="390" width="695">Windows 10 promete manter o bom desempenho nas m?quinas atuais (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Apps dos celulares v?o chegar aos computadores? Verdade.

Um dos principais trunfos da Microsoft em seu novo sistema ? a chegada dos Aplicativos Universais, agora chamados de Windows Apps. Com essa novidade, o desenvolvedores poder?o lan?ar um mesmo aplicativo n?o s? para celulares, mas tamb?m para computadores e at? mesmo consoles Xbox.

Assim, ? poss?vel que o usu?rio veja, em um futuro bem pr?ximo o Instagram rodando no PC ou at? mesmo o WhatsApp. No entanto, o recurso depende totalmente da vontade da equipe de cria??o dos aplicativos.?

Vou poder usar programas do computador no celular? Rumor.

H? algum tempo, rumores de que a Microsoft estaria preparando um celular capaz de rodar programas de computador ganharam for?a. Mas, por enquanto tudo n?o passa de especula??o. Ou seja, ? poss?vel que algum Lumia ganhe essa funcionalidade, mas isso deve ser revelado apenas entre junho e setembro, quando a empresa promete lan?ar a vers?o final do sistema junto com um novo smartphone top de linha.

Vou poder usar a Cortana tamb?m no PC? Verdade.

Cortana chegou ao Windows 10, mas n?o est? dispon?vel para o Brasil (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

A Cortana ? um dos principais atrativos do Windows Phone que chegou ?s builds mais recentes da nova plataforma da Microsoft. A assistente pessoal promete, entre outras coisas, facilitar a pesquisa por voz, cria??o de alertas, lembretes e a execu??o de comandos no computador.

No entanto, os usu?rios brasileiros tendem a se decepcionar: o recurso ainda n?o est? dispon?vel por aqui e?? preciso mudar as configura??es do computador para utiliz?-la em ingl?s. A expectativa, por?m, ? que o recurso seja liberado em Portugu?s ainda este ano.

Vou poder atender liga??es e receber mensagens do telefone no computador? Rumor.

Uma das quest?es mais discutidas ? a integra??o entre o Windows 10 de computadores e smartphones: especialmente sobre a possibilidade de efetuar e receber chamadas em qualquer lugar.?No entanto, a Microsoft ainda faz grande mist?rios sobre isso, mas j? revelou que a central de notifica??o ser? unificada e usu?rios poder?o ver os alertas do telefone em desktops e notebooks.

Recentemente, uma build vazada para smartphones revela que o aplicativo de mensagens se tornar? universal, o que refor?a a ideia de que o Windows ter? uma integra??o similar ? do Mac OS e do iOS.

N?o vou precisar mais de senha para usar o Windows 10? Parcialmente verdade.

Windows Hello promete usar alternativas ? senha do usu?rio (Foto: Divulga??o/Microsoft)

A Microsoft apresentou recentemente o Windows Hello, que promete revolucionar a seguran?a do usu?rio tanto no PC como no smartphone. O recurso adiciona suporte a tecnologias como o reconhecimento facial, leitor de impress?es digitais, de ?ris e ao FIDO, que prometem dificultar a vida de hackers e pessoas mal intencionadas. Apesar disso, n?o s?o todos os computadores que poder?o executar as novidades do Windows Hello, j? que algumas funcionalidades dependem de hardware espec?ficos.

Vou ter acesso a Office gratuito no Windows 10 para PCs? Mentira.

No ?ltimo grande evento do Windows 10, a Microsoft revelou uma reformula??o do Office para dispositivos sens?veis ao toque, que ganharam interface Ribbon e novos recursos. A novidade promete ser gratuita para os smartphones e tablets com at? oito polegadas, mas deve ser paga em computadores convencionais.

Ou seja, para usar o Word, PowerPoint ou Excel em desktops e notebooks, ser? necess?rio adquirir uma licen?a do pacote 2013, 2016 ou do Office 365.

O Windows 10 estar? presente em outros dispositivos? Verdade.

HoloLens vir? equipado com o Windows 10 Hologr?fico (Foto: Divulga??o/Microsoft)

O Windows 10 n?o s? ser? usado em smartphones, computadores e tablets, como tamb?m chegar? a outros dispositivos. O primeiro deles ? o Xbox One, novo console da empresa, que ser? integrado ao ecossistema de Aplicativos Universais. J? o HoloLens promete revolucionar a computa??o pessoal atrav?s da vers?o hologr?fica da plataforma. Por fim, est? prevista ainda a chegada do Windows 10 para carros e a Internet das Coisas (IoT, em ingl?s), que re?ne desde eletrodom?sticos a totens de atendimentos e caixas eletr?nicos, por exemplo.

O Internet Explorer vai ser substitu?do por outro navegador? Verdade.

O reinado do Internet Explorer no Windows promete ter fim a partir da pr?xima vers?o do sistema. O navegador da web ser? substitu?do como padr?o pelo Project Spartan, um novo programa que est? em desenvolvimento pela Microsoft e algumas parceiras. A novidade, por enquanto, s? est? dispon?vel em testes internos da companhia, mas deve chegar na vers?o preview atrav?s do programa Windows Insider.

Futuramente, ele deve estar presente tamb?m em smartphones e tablets Android e iOS. Apesar disso, o antigo navegador ainda continuar? existindo por algum tempo por quest?es de compatibilidade.

Posso continuar com a Interface do Windows 8 mesmo no Windows 10? Verdade.

Windows 10 manter? atual tela iniciar para usu?rios que prefiram a interface (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Apesar da volta do Menu Iniciar no Windows 10, a Microsoft finalmente vai permitir que os usu?rios escolham a interface que mais lhe agradam. Ou seja, se voc? gosta da atual tela cheia da vers?o anterior, ser? poss?vel alternar facilmente para a mesma. A nova plataforma promete funcionar de forma mais inteligente em h?bridos, sendo capaz de mudar suas configura??es entre o modo desktop e tablet sempre que acess?rios como teclado e mouse forem detectados. Confira mais sobre esses detalhes no?nosso teste com o Windows 10 Preview.

O Windows 10 ter? diferentes formas de atualiza??o? Rumor.

Uma descoberta recente na vers?o preview do Windows revela que a Microsoft pretende diversificar o m?todo de atualiza??o da plataforma, especialmente em empresas. Entre as medidas adotadas est?o o uso da tecnologia P2P (peer-to-peer), que ofereceria o update via torrent.

Al?m disso, donos de mais um computador com o Windows 10 precisariam apenas baixar pacotes em um deles e distribuir a novidade na mesma rede para os demais, o que pouparia tempo e franquia de dados. Apesar disso, n?o h? nenhum anuncio oficial por parte da dona do sistema.

Vou poder rodar jogos do Xbox no computador? Mentira.

Novo Xbox Jogos do Windows 10 poder? receber transmiss?es do Xbox One (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

A Microsoft apresentou recentemente o novo hub de Jogos do Windows, que permitir? que usu?rios transmitam os jogos do Xbox One para computadores. O recurso, por?m, n?o significa que os jogos feitos para o console poder?o ser rodados diretamente no computador, j? que a transmiss?o necessitar? que o usu?rio tenha o videogame.

O que pode acontecer ? que alguns t?tulos lan?ados para o smartphones e computadores chegar?o tamb?m ao console da empresa atrav?s dos Apps Universais, mas games exclusivos devem continuar apenas no Xbox One.

O Windows 10 trar? suporte a novos arquivos e funcionalidades? Verdade.

A Microsoft j? confirmou que o seu novo sistema ter? suporte nativo a ?udio FLAC de alta qualidade?e?v?deos MKV com legendas embutidas. Al?m disso, o mousepad dever? ganhar uma aten??o especial por parte da Microsoft, incluindo novos gestos presentes no elogiado trackpad dos MacBooks.

Tamb?m j? foi adotada a fun??o de m?ltiplas ?reas de trabalhos, recurso j? existente h? algum tempo no Linux.

Veja tamb?m as primeiras novidades do Windows 10, em v?deo:

E um teste com a primeira build:

Qual ? o melhor Windows de todos os tempos??Opine no F?rum do TechTudo.?

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo