Mortal Kombat é uma das franquias de maior sucesso nos jogos de luta. Tudo começou em 1992, quando a Netherrealm lançou o primeiro game. Popular entre os jogadores casuais, nas lan houses, locadoras e arcades, Mortal Kombat se tornou também um grande nome nos esports. A franquia retorna em 2019 com Mortal Kombat 11, com lançamento no dia 23 de abril e a promessa de trazer inovações e ainda mais violência. Relembre, a seguir, o sucesso da franquia e as edições que fizeram história nos esports nos últimos anos.

Mortal Kombat 9 (2011)

Mortal Kombat 9 foi lançado em 2011 e foi marcado pelo avanço nos gráficos e aumento da violência, como a introdução dos raios X. Com as novidades, o jogador passou a executar uma série de golpes brutais e causar grande dano ao adversário.

A cena de MK9 foi dominada pelos EUA, que faturou US$ 135,9 mil (R$ 521,5 mil em conversão direta) em torneios de Mortal Kombat. O destaque entre os pro players foi Giuseppe "REO" G., campeão do East Coast Throwdown V, 2012 MLG Summer e Fall Championship. Mortal Kombat 9 marcou ainda a estreia da franquia na Evolution Championship Series (EVO) de 2011, vencida por Carl "Perfect Legend" White.

Mortal Kombat X (2015)

Em 2015 a franquia retorna com Mortal Kombat X. Situado 20 anos no futuro, o jogo conta com a aparição de Cassie Cage, Jacqui Briggs, Kung Jin e Takeda Takashi, filhos de personagens clássicos. No game, é possível interagir com o cenário e lançar itens nos adversários. No site Metacritict, MK X é um dos jogos com melhor avaliação para Xbox One (86) e PlayStation 4 (83).

A cena de MKX também foi dominada pelos EUA, que lucraram US$ 411,7 mil (R$ 1,5 milhão) em premiações. MKX marca a ascensão de Dominique "SonicFox" Mclean, um dos atletas mais produtivos dos jogos de luta. Mortal Kombat X foi disputado em uma única edição da EVO, em 2015.

Mortal Kombat XL (2016)

Mortal Kombat XL trouxe uma nova cara para o jogo no cenário competitivo, mas manteve alguns personagens e jogabilidade de MKX. A versão do game incluiu novas skins, novo cenário (O Fosso) e novos personagens, como Xenomorfo, de Alien.

SonicFox, mais uma vez, foi o nome dominante no jogo por conquistar os títulos da EVO 2016 e do CEO 2016, faturando US$ 43,1 mil (R$ 165,5 mil) em competições. Os EUA novamente lideraram o cenário de países que mais lucraram, mas outros lugares inusitados merecem ser listados, como o Bahrein, que foi o segundo que mais faturou com US$ 15,7 mil (R$ 60,3 mil). O Brasil aparece em sétim

... o com US$ 1,2 mil (R$ 4,6 mil), faturados por Bruno "Killer Xinok" Henrique, vencedor do Combo Breaker 2018.

Via Esports Earnings, Fighters Generation, Esports Earnings, Fighters Generation, Metacritic, Microsoft Store e Esports Earnings



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