Dez anos atrás, o universo dos jogos era um pouco diferente, mas, de certo modo, estranhamente familiar, especialmente ao relembrar os principais títulos de sucesso da época. Red Dead Redemption, Mass Effect 2, Need for Speed: Hot Pursuit e Minecraft estão entre os destaques de 2010. Na lista a seguir, confira os principais jogos que bombavam há 10 anos e descubra como eles ainda se conectam com o atual mundo dos games.

O TechTudo comemora 10 anos em dezembro de 2020! Desde o seu surgimento, em 2010, o site vem descomplicando a tecnologia para você e, assim, se consolidou como o maior portal de technology news do Brasil, segundo a Comscore. Para comemorar a data, o site lança uma série especial para relembrarmos como a tecnologia evoluiu nesse tempo – e conte com o TT para descobrirmos juntos o que nos aguarda pelos próximos anos.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em 2010, os principais consoles no mercado eram o PlayStation 3 (PS3), Xbox 360 e Nintendo Wii. Todos estavam no ápice de sua vida útil na geração, com alguns de seus melhores games garantidos. O PS3 recebia o que se achava, na época, ser o capítulo final da jornada de Kratos, enquanto o Nintendo Wii ganhava a sequência do aclamado game de seu mascote, Super Mario Galaxy 2, com ainda mais conteúdo. Já no PC, um jogo independente completamente constituído por blocos se tornava um fenômeno, que, em alguns anos, faria o mesmo sucesso no Xbox 360.

1. Red Dead Redemption

Atualmente, jogadores se impressionam com o realismo de Red Dead Redemption 2, um dos jogos mais queridos da Rockstar Games. Dez anos atrás, quando estreou o primeiro título, não havia como ser diferente, já que o game criou padrões altos para como deveria ser um jogo de faroeste em mundo aberto.

O enredo do game acompanhava o fora da lei John Marston na década de 1911, durante a expansão da industrialização e o declínio do Velho Oeste. Apesar de cronologicamente ter estreado antes, o primeiro título da série se passava depois do contexto de Red Dead Redemption 2. Portanto, com a sequência do jogo, lançada em 2018 para PlayStation 4 (PS4) e Xbox One, ficou possível descobrir o passado de vários personagens do Red Dead Redemption original.

2. Mass Effect 2

A trilogia Mass Effect foi uma série de RPG da BioWare, em que dados eram transferidos de um game para o outro, sendo o segundo jogo o mais popular deles. O enredo seguia o Comandante Shepard e seus companheiros em uma jornada espacial para impedir que uma raça chamada Reapers destruísse todas as civilizações.

Vale lembrar que, em 2021, a trilogia retornará remasterizada sob o nome de Mass Effect Legendary Edition, com lançamento para PS4, PC e Xbox One, além de versões para os consoles de nova geração, PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X e Xbox Series S.

3. Super Mario Galaxy 2

O primeiro Super Mario Galaxy foi um dos jogos mais marcantes do Nintendo Wii, com uma aventura agitada por planetoides, que sempre apresentavam alguma novidade. A sequência expandiu tudo que fazia o primeiro jogo especial, reaproveitando ideias que ficaram de fora do original e ainda trazendo de volta o Yoshi como montaria para Mario.

Por enquanto, não há uma forma de jogar Super Mario Galaxy 2 nos consoles atuais, mas o primeiro jogo da dupla faz parte da coletânea limitada Super Mario 3D All-Stars para o Nintendo Switch, disponível até 31 de março de 2021 pela eShop da desenvolvedora.

4. Scott Pilgrim vs. the World: The Game

O jogo baseado no filme Scott Pilgrim Contra o Mundo era um beat'em up divertido da Ubisoft, no melhor estilo

... de andar e bater em todos pela frente, como era comum na época do Super Nintendo e do Mega Drive. O jogo parou de ser vendido em 2014, supostamente devido a limitações de licenciamento do filme, e não esteve mais disponível desde então.

Ainda em 2020, no entanto, o jogo retornará remasterizado em uma Complete Edition com todos os DLCs, para comemorar seu décimo aniversário.

5. Amnesia: The Dark Descent

Em 2010, a indústria dos games se afastou um pouco dos jogos de terror, e algumas das maiores séries do gênero, como Resident Evil e Silent Hill, tentavam se reinventar. Amnesia: The Dark Descent trouxe uma alternativa ao mercado, em um game independente absolutamente assustador. Diferentemente de outros títulos de terror, Amnesia não oferecia formas de defesa, o que forçava o usuário a fugir e se esconder no escuro constantemente. Além disso, o jogador precisava lidar com a sanidade do protagonista, que, em situações tensas, era drenada.

O jogo fez parte de uma grande onda de youtubers que jogavam games de terror e se assustavam na frente das câmeras, modelo de vídeo extremamente comum ao contexto do YouTube de dez anos atrás. Recentemente, a série ganhou sequência com Amnesia: Rebirth.

6. Need for Speed: Hot Pursuit

A série Need for Speed já teve games inspirados em conceitos e até mesmo em filmes, como Velozes & Furiosos, mas fãs sempre souberam que o cerne da franquia estava nas perseguições. Em 2010, Need for Speed: Hot Pursuit voltou ao básico, com intensas perseguições entre pilotos e forças policiais, que permitiam ao jogador participar em ambos os lados. O game foi, também, o primeiro a introduzir a função "Autolog", hoje muito útil para acompanhar seus amigos nos jogos. Recentemente, o jogo ganhou uma remasterização para PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

7. God of War 3

As aventuras de Kratos contra os deuses gregos foram provavelmente a maior revelação do PlayStation 2 (PS2), que contou com dois games de sucesso da série. O terceiro jogo, que prometia trazer a conclusão da franquia, ficou guardado para o PlayStation 3, entregando um épico final que se imaginava ser o fim de God of War.

A série ganhou, ainda, o prequel God of War: Ascension, também para PS3. Em 2018, Kratos chegou ao PS4 com God of War, que deu uma repaginada no protagonista da franquia. Dez anos atrás, no entanto, quando o jogo parecia ter chegado ao fim, não passava pela cabeça dos jogadores que, em 2020, estariam no aguardo de um novo God of War, voltado para o novo PlayStation 5 e de lançamento previsto para 2021, com Kratos vivendo a mitologia nórdica.

8. Call of Duty: Black Ops

Os games da série Call of Duty se alternavam anualmente entre os estúdios Infinity Ward e Treyarch, mas, enquanto a Infinity Ward criava clássicos como Modern Warfare, os jogos da Treyarch sempre ficavam um pouco abaixo do esperado. Isso mudou com Call of Duty: Black Ops, título baseado nas operações secretas da CIA nos anos 60, durante a Guerra Fria. A subsérie "Black Ops" se consolidou, e o game original recebeu uma sequência direta este ano, em Call of Duty: Black Ops Cold War.

9. Xenoblade Chronicles

Uma série que nasceu inesperadamente no Nintendo Wii em 2010 foi Xenoblade Chronicles, um RPG japonês que trazia grande mundo aberto e sistema de batalha, além de um protagonista que podia ver o futuro. Inicialmente, o game não seria lançado no ocidente. Foi preciso que os fãs fizessem pressão para que a Nintendo enfim o lançasse.

Nos dias atuais, a série tem um grande sucesso, com duas sequências. Recentemente o game original foi relançado com gráficos melhorados no Nintendo Switch, como Xenoblade Chronicles: Definitive Edition.

10. Minecraft

O game de mundo aberto em blocos é um dos raros fenômenos que permaneceu relevante durante todos esses 10 anos. Na época, no entanto, o jogo era muito diferente do que é atualmente. A primeira vez que o jogo apareceu foi em 2009, sendo que, em 2010, ainda estava em sua fase beta. Em outubro daquele ano, no Halloween, Minecraft recebeu sua primeira grande expansão: o Nether. Atualmente várias outras seções do título foram atualizadas, desde o próprio Nether até oceanos e biomas.

Em 2021, Minecraft receberá talvez sua atualização mais importante. O update Caves & Cliffs trará a evolução de seu mundo subterrâneo.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo