Os MMORPGs eram populares nos PCs no início dos anos 2000. Ragnarok M: Eternal Love e Lineage 2: Revolution são exemplo de adaptações para celulares Android e iPhone (iOS) de jogos que fizeram sucesso no Brasil nessa época. As principais características do gênero continuam, como a interação entre os jogadores e a construção de classes únicas, mas com a adição da portabilidade que os smartphones garantem. Confira, a seguir, cinco MMORPGs grátis para baixar e jogar online com amigos.

Dragon Nest M

Criado pela Eyedentity Games e distribuído no Brasil pela Z8 Games, Dragon Nest M é a versão mobile do game original de PC. Lançado oficialmente no Brasil no fim de novembro de 2018, o jogo se passa no mundo fictício de Alcheringa. O player tem à sua disposição seis classes para utilizar e cada uma possui um desenvolvimento distinto dentro da história. São elas: Guerreiro, Arqueira, Clérigo, Maga, Acadêmica e Kali. O game é atualizado com frequências e os desenvolvedores pretendem acrescentar mais classes com o passar do tempo.

Flyff Legacy

Flyff Legacy, jogo desenvolvido pela Gala Lab Corp, tem três classes jogáveis: Acrobata, Mago e Mercenário. Com visual similar ao de um desenho japonês, o game é descrito como um MMORPG de anime nas plataformas de download e já foi baixado mais de um milhão de vezes na Play Store. O download inicial do jogo é leve, mas ele pede mais de 500 Mb de memória interna para a instalação. Mesmo assim, o game funciona bem até mesmo em celulares mais modestos.

Toram Online

RPG Toram Online é um jogo desenvolvido especialmente para os celulares. Com bons gráficos e vasto mundo aberto, o jogo foi criado pela produtora Asobimo, que também desenvolveu o RPG online Iruna. O game já bateu mais de 10 milhões de downloads somando App Store e Google Play. Toram é um jogo pesado, portanto é recomendado que se tenha um dispositivo com Android 7 e 3 Gb de RAM ou superior, ou com iOS 11 e 2 Gb de RAM no caso de aparelhos iPhone.

Lineage 2: Revolution

Lineage 2: Revolution traz gráficos bem trabalhados e uma experiência muito similar aos jogos da franquia no PC. O simplifica a jogabilidade do Lineage 2 original, mas mantém alguns dos elementos principais que agradaram os fãs. Por causa dos gráficos, o jogo é pesado e não funciona bem em aparelhos mais modestos, exigindo um celular potente para maior proveito. Há quatro raças diferentes no game e cada uma possui seis classes distintas. As raças são humanos, elfos, elfos sombrios e anões. Lineage 2: Revolution foi desenvolvido pela Netmarble e publicado pela NCSoft.

Ragnarok M: Eternal Love

Retornando ao universo de Ragnarok Online, a sul-coreana Gravity traz a versão mobile Ragnarok M: Eternal Love, e mantém o estilo artístico e a mitologia do game original. Nessa nova edição,

... o jogo oferece classes similares à versão de PC, mas com caminhos distintos a serem percorridos. Além disso, o game agora tem quests lineares que se assimilam a outros MMORPGs mais recentes, como World of Warcraft. Ragnarok M é bastante pesado e chega a ocupar mais de 4 Gb do armazenamento do dispositivo. Apesar disso, o jogo permanece como um sucesso tanto na App Store quanto na Google Play.

Via Flyff Mobile Wiki, Lineage 2: Revolution Wiki



>>> Veja o artigo completo no TechTudo