Desfazer uma denúncia no WhatsApp, aplicativo de mensagem mais popular do mundo, é possível com poucos passos. O recurso está disponível para celulares com Android ou iPhone (iOS), além da versão web. Caso uma pessoa seja alvo de muitas denúncias, sejam elas por spam ou pela disseminação de fake news, ela pode ser banida do app por infringir os termos de uso da plataforma. O usuário não recebe nenhuma notificação caso seja denunciado – o único contato do mensageiro é em casos de banimento. Nessa situação, o indivíduo recebe um aviso dizendo que o número foi banido da plataforma e é preciso contatar o Suporte para ajuda.

O objetivo da funcionalidade é facilitar o trabalho da empresa no combate às notícias falsas (fake news) e spam. O engajamento dos usuários é essencial, principalmente no primeiro caso. Desde 2016, o app usa a criptografia para garantir a segurança de chats e grupos, e não tem acesso às mensagens ou aos dados de quem utiliza o mensageiro. Além disso, o WhatsApp tem formas de identificar usos irregulares sem precisar ler as mensagens, e todo mês exclui mais de dois milhões de contas que promovem o spam dentro do aplicativo. Confira a seguir as duas maneiras de desfazer uma denúncia no WhatsApp.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Pelo próprio aplicativo

Passo 1. Abra o WhatsApp e clique no ícone de três pontinhos localizado no canto superior direito. Selecione a opção de “Configurações”;

Passo 2. Clique em “Ajuda” e depois em “Fale Conosco”;

Passo 3. Explique o ocorrido e, se tiver, adicione capturas de tela que corroborem com a sua história. Clique em avançar e em “Isso não responde à minha pergunta”. O aplicativo abrirá o seu e-mail com o texto escrito. Verifique se todas as informações estão corretas e envie a mensagem.

Via e-mail

Envie um e-mail para o suporte do WhatsApp ([email protected]) com a história no campo de mensagens. Se tiver, envie capturas de tela em anexo. O contato pode ser feito em português.

Durante o período de Eleições brasileiras em 2018, o WhatsApp anunciou que baniu milhares de contas suspeitas de disseminar notícias fals

... as. Os acusados foram rastreados com a ajuda de um filtro próprio do app, que identifica spam automaticamente. Os números denunciados manualmente, ou seja, por outros usuários, também passam por um filtro para evitar bloqueios injustos.

Não consegue salvar nem baixar stickers no WhatsApp? Saiba o que fazer no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo