O Instagram está perdendo seguidores desde a madrugada desta quarta-feira (13), de acordo com posts de usuários no Twitter. Os relatos indicam que o número de seguidores de contas variadas tanto estrangeiras quanto brasileiras diminuiu drasticamente em menos de um dia, sem motivo confirmado. O problema do Instagram começou a partir de 1h, segundo dados do Google Trends.

Usuários teorizaram que os seguidores sumiram após uma ação de limpeza do Instagram contra bots e contas falsas para compra de seguidores, atividades que desrespeitam as diretrizes da rede social. Às 4h, a plataforma utilizou sua conta oficial no Twitter para informar que estão cientes da falha. Procurada pelo TechTudo, a assessoria não especificou o motivo do bug, e declarou estar "trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O bug atingiu o Instagram durante a madrugada, segundo dados de busca do Google Trends por termos relacionados ao desaparecimento de seguidores na rede social. No Twitter, é possível conferir reclamações sobre o problema em diferentes idiomas, o que indica que a falha não está limitada ao Brasil e afeta usuários do Instagram do mundo todo.

Contas de celebridades também perderam muitos seguidores devido ao bug. Segundo relatos de fãs, os números de Anitta e Bruna Marquezine caíram em cerca de 600 mil no Instagram. Outras pessoas estimam, a partir da comparação de prints, que três milhões de seguidores da cantora americana Ariana Grande sumiram no período de um dia. Contas de menor dimensão foram igualmente atingidas com a falha, perdendo números variados de seguidores.

Ao TechTudo, o Instagram declarou: "Estamos cientes de um problema que está causando alteração no número de seguidores nas contas de algumas pessoas. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível". O comunicado também foi postado na

... conta oficial do Instagram no Twitter ainda de madrugada, mas usuários suspeitam que a plataforma realizou uma limpeza para excluir contas inativas, falsas e de bots, criadas especialmente para vender curtidas e seguidores.

Perdi muitos seguidores no Instagram; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo