Conex?es USB podem ser as mais populares entre usu?rios de computadores, mas n?o significa que ela ? a melhor op??o. FireWire ? um padr?o de conex?o a cabo criado pela Apple para ser superior ao USB de v?rias maneiras e, embora seja dif?cil de ser utilizada por fabricantes, ainda se mostra uma alternativa interessante para criar redes ad-hoc ou para, simplesmente, conectar uma c?mera ao computador em alta velocidade.

USB 3.1 se revela 27% mais r?pido que a vers?o atual 3.0

Conhe?a tudo sobre a conex?o FireWire (Foto: Reprodu??o/Creative Commons)

O FireWire, na verdade, era muito mais r?pido que o USB no in?cio de sua vida, no final dos anos 1980, quando chegava a alcan?ar transmiss?o de dados na casa dos 400 Mbit/s, enquanto o USB 1.0 ficava limitado a 12 Mbit/s. Mesmo com a chegada do USB 2.0, que passou a oferecer 480 Mbit/s de taxa de transfer?ncia, o FireWire j? havia superado os 800 Mbit/s.

Apesar da diferen?a hist?rica de rapidez entre FireWire e USB, a principal vantagem da conex?o criada pela companhia dona do iPhone ? a sua capacidade de fazer duas m?quinas se comunicarem com mais efici?ncia. Ao contr?rio do USB, que s? permite transfer?ncia de arquivos de uma via de cada vez, o FireWire oferece comunica??o multilateral simult?nea.

Isso a torna ideal para cria??o de redes ad-hoc (rede de computadores na qual todos os terminais funcionam como roteadores, ou seja, eles encaminham de forma igualit?ria as comunica??es de terminais vizinhos) com compartilhamento de conex?o e para envio e recebimento de arquivos em tempo real. No geral, se os dispositivos que voc? quer conectar via USB tiverem porta FireWire, opte por ela. Afinal, cabos do tipo que aceitem velocidade de 800 Mbit/s podem ser adquiridos por cerca de R$ 35.

Fim do FireWire?

Criadora da tecnologia, a Apple ainda comercializa o MacBook Pro no Brasil com FireWire (Foto: Reprodu??o/Apple)

A velocidade alcan?ada por ambas as conectividades se equiparou com o lan?amento do USB 3.0, j? que os padr?es mais recentes de FireWire que superam essa gera??o s?o pouqu?ssimo encontrados no mercado - antes de morrer, Steve Jobs decretou o fim do FireWire, for?ando a Apple a investir em alternativas co

... mo o Lightning e o Thunderbolt.

Por que meu pen drive n?o pode ser formatado? Participe no F?rum do TechTudo.

A Microsoft parou de oferecer suporte ? tecnologia desde o Windows Vista, deixando a conex?o limitada ao Linux e ao Mac OS X. A Apple continua a oferecer a porta FireWire somente no MacBook Pro sem tela Retina, vendido no Brasil por R$ 6400. Portanto, se voc? deseja ter essa conex?o e n?o quer gastar muito, vale mais a pena montar seu pr?prio PC incluindo a entrada e equipar a m?quina com Ubuntu ou outra distribui??o do Linux.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo