Os fones de ouvido s?o uma ?tima op??o de compra para quem deseja ter mais liberdade na hora de ouvir m?sicas ou atender chamadas no telefone. No entanto, ? preciso estar atento para usar os acess?rios corretamente com o seu Android, iOS ou Windows Phone. Para te ajudar, o TechTudo preparou umas dicas para que o melhor proveito dos seus fones sem-fio.

Veja dicas para escolher um novo cabo HDMI

Fones de ouvido sem fio s?o ?tima op??o para quem deseja praticidade (Foto: Divulga??o/Windows Phone Store)

- Antes de comprar: cheque ? compatibilidade

Embora a maior parte dos fones de ouvido funcione em todos os smartphones modernos, ? importante checar se os dispositivos s?o compat?veis de f?bricas com o mesmo. Isso ? fundamental para que voc? possa tirar todo o proveito do dispositivo que comprou.

Antes de comprar, confira se h? algum selo na caixa do produto indicando a disponibilidade para Android, iOS ou Windows Phone. Feito isso, confira qual a vers?o m?nima aceita pelo dispositivo e se seu telefone atende a essa exig?ncia. Dessa forma, ? poss?vel ter certeza que os recursos funcionar?o corretamente.

Filtro de Linha protege bem pc, monitor e caixas de som? Comente no F?rum do Techudo.

- NFC:?poupe tempo ao configurar

Dispositivos equipados com NFC podem ser uma m?o na roda para donos de smartphones com Android e Windows Phone. Com a tecnologia, ? poss?vel configurar o seu fone de ouvido sem fio apenas encostando-o no telefone celular.

Presente na maior parte dos tops de linhas e intermedi?rios, tudo o que o usu?rio precisa fazer ? ligar o fone e encost?-lo na parte traseira do celular com o NFC ativado. Ser? solicitada uma confirma??o na tela do aparelho e o Bluetooth ser? conectado automaticamente assim que tudo estiver correto. O iPhone, por?m, n?o traz essa fun??o dispon?vel.

- Como configurar via Bluetooth

iOS permite sincroniza??o r?pida com dispositivos da Apple (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

iOS: Embora n?o tragam NFC para pareamento, iPhones e iPads n?o oferecem dificuldade para conectar um fone de ouvido sem fio. Basta acessar as configura??es do sistema, tocar em Bluetooth e esperar que o nome do seu fone apare?a na lista. Feito isso, ? necess?rio apenas tocar no mesmo e dar qualquer qualquer confirma??o necess?ria.

Android tem f?cil e r?pida sincroniza??o atrav?s das configura??es Bluetooth (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Android: No sistema do Google, o processo ? bastante simples tamb?m. Basta acessar o menu ?Bluetooth? nas configura??es do sistema e esperar at? que o telefone ache o seu fone de ouvido. Feito isso, basta tocar e fazer as configura??es pedidas, o que pode variar de acordo com a fabricante.

Windows Phone: A Microsoft tamb?m adotou um processo semelhante para quem deseja conectar um fone sem fio ao aparelho. O caminho ? o mesmo: acessar o Bluetooth nas configura??es e aguardar at? que seu dispositivo seja encontrado para o pareamento. O Windows Phone pedir? ainda uma confirma??o antes de conectar o seu acess?rio.

... mg src="//s2.glbimg.com/gsf9MeVRzmiHrmU8fduMl08zXHU=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/03/04/captura-de-tela-637.png" alt="Windows 8 tem emparelhamento muito simples e intuitivo (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)" height="390" width="695">Windows 8 tem emparelhamento muito simples e intuitivo (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Windows 8/RT:?Se voc? tem um computador ou tablet com Windows e conex?o Bluetooth, ? poss?vel conect?-lo com o seu fone de maneira simples e f?cil. Para isso, abra o menu de configura??es da interface moderna, clique na guia ?computador e dispositivos? e, logo ap?s, em Bluetooth. Quando o seu dispositivo aparecer, toque sobre a op??o emparelhar e aguarde at? que o processo seja encerrado.

- Use e abuse dos bot?es

Se uma das principais vantagens dos fones sem fio ? n?o ficar preso a fios, de que adianta ser obrigado a recorrer ao seu?smartphone, tablet ou computador para avan?ar ou dar play em uma m?sica? Portanto, d? prefer?ncia a modelos equipados com bot?es para tocar, pausar, passar e retroceder faixas, al?m de volumes.

Fones de ouvido com bot?es s?o bons para comandar m?sica remotamente (Foto: Divulga??o/Nokia)

Normalmente, o uso desse recurso ? bastante simples, bastando um toque simples no bot?o para executar sua respectiva fun??o. Alguns modelos, no entanto, podem vir com uma variedade de teclas menor, sendo importante conferir as funcionalidades de cada uma no manual do fone.

- Escolha o modelo certo para cada momento

Assim como qualquer acess?rio, fones de ouvido exigem que o usu?rio esteja atento ao modelo e a ocasi?o certa de uso. Se voc? pretende praticar esportes, por exemplo, opte pelo um aparelho de clipe ou que prenda facilmente ? sua orelha. Assim, ? poss?vel ter mais liberdade para se movimentar.

? preciso ter cuidado ao escolher fones de ouvido para cada ocasi?o (Foto: Divulga??o/Beats)

J? para o dia a dia ou situa??es mais s?rias, um modelo mais discreto pode agradar bem. Afinal, um fone mega colorido e com um design muito arrojado n?o deve cair bem com terno e gravata, por exemplo. Na d?vida, escolha os b?sicos preto ou branco.

- N?o fique sem bateria

N?o s? smartphones precisam ser carregados, fones de ouvido sem fio tamb?m. Portanto, lembre sempre de coloc?-los na carga no fim do dia ou horas antes de sair. Uma boa sa?da pode ser configurar um alerta di?rio na sua agenda para te lembrar de carregar seus fones de ouvido. Assim, voc? n?o ser? pego de surpresa e acabar ficando sem curtir sua m?sica no ?nibus ou corrida.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo