O uso de redes 4G no Brasil teve crescimento de 61% no Brasil no último ano. Ao todo, mais de 107 milhões de brasileiros atualmente têm acesso às redes de quarta geração. Pesquisa feita pela associação das empresas de telecomunicações mostra ainda que o LTE continua a avançar, com a chegada da tecnologia a novas cidades.

Por outro lado, o 3G ainda permanece à frente no que diz respeito à area de cobertura. As redes de terceira geração estão presentes em 5.151 municípios, enquanto o 4G chega a 3.861 cidades.

Cobertura de internet móvel cresce no Brasil (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Na passagem de um ano, foram registrados 41 milhões de novos acessos à rede 4G. Já a área de cobertura teve aumento de 127%, chegando a locais que, somados, representam 93% da população do país.

O 3G também estreou em mais cidades. A rede de terceira geração chegou a 157 novos municípios no período da pesquisa, alcançando 98,9% da população do Brasil. No total, o território nacional já conta com 205 milhões de acessos à internet pela rede móvel – reunindo todas as formas de acesso. Segundo a entidade, a cobertura das redes 3G e 4G superam as metas estipuladas pelo governo.

4G no Brasil
País ganha mais de 40 milhões de novos acessos em um ano
Fonte: Telebrasil

A ampliação da cobertura das novas redes de intern

... et móvel é importante, pois sinaliza que mais cidades poderão contar com melhor qualidade na conexão – pelo menos teoricamente. O Brasil ocupa a 52ª posição no ranking de velocidade do 4G, divulgado em fevereiro. O país fez feio no levantamento da OpenSignal, pois a velocidade média de conexão passou por ligeira queda.

Para além das conexões de quarta geração, redes 4,5G (também conhecidas como 4G Plus) estão em operação no país. Elas podem chegar até 600 Mb/s de velocidade, até dez vez mais do que o 4G comum.

Com informações: Telebrasil

Qual operadora tem o melhor 4G do Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo