A Nikon vai parar de vender câmeras, lentes e acessórios fotográficos no Brasil. A Nikon Store, loja online da fabricante que comercializa os produtos no país, será encerrada no dia 31 de dezembro de 2017. O anúncio foi feito nesta segunda (6), por meio do site oficial da empresa. De acordo com a nota, a companhia está passando por uma reestruturação nos setores de pesquisa e desenvolvimento, vendas e fabricação em escala global.

O fim do comércio direto para o mercado brasileiro foi uma das medidas adotadas para otimizar a organização dessas áreas. Entenda, seguir, o que muda para quem tem uma câmera da Nikon ou pretende comprar um eletrônico da marca a partir de 2018.

Nikon anuncia fim das vendas de câmeras e acessórios no Brasil (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Tenho uma câmera da Nikon. A garantia continua?

Sim. A garantia vigente continuará valendo normalmente, seja para produtos comprados no varejo ou para os adquiridos no e-commerce da Nikon até o dia 31 de dezembro. Os itens fora do prazo de garantia deverão ser encaminhados para a assistência técnica, que continuará operando no país.

Como fica a assistência técnica?

A empresa encerrará apenas o setor de vendas no Brasil. Portanto, os canais de atendimento ao consumidor e assistência técnica não serão impactados pela reestruturação. Sendo assim, vale a regra atual: produtos com defeito de fabricação que estiverem na garantia serão substituídos. Já os dispositivos fora da garantia ou danificados pelo usuário serão consertados nas autorizadas com cobrança. Os pontos de as

... sistência técnica da Nikon podem ser consultados na página oficial.

Atendimento ao cliente e assistência técnica da Nikon continuarão operando no Brasil (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Como comprar câmeras da Nikon a partir de 2018?

O comunicado da Nikon se refere exclusivamente ao seu próprio canal de vendas, a Nikon Store. Não há nenhuma informação em relação à comercialização em lojas do varejo de eletrônicos e fotografia. O TechTudo tentou entrar em contato com a assessoria da Nikon no Brasil, porém, até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

Nikon anuncia o fim das vendas de câmeras e acessórios no Brasil (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O mais provável é que as câmeras, lentes e acessórios continuem sendo encontrados no país em 2018, mas somente por meio de terceiros e importação. Uma das consequências possíveis é que o preço dos produtos aumente. No entanto, isso também não é dado como certo.

A Nikon Store frequentemente vende seus artigos por valores mais altos do que o praticado pelo e-commerce nacional. A D5600, por exemplo, sai a R$ 3.790 na loja própria e é encontrada por cerca de R$ 3.250 no varejo.

Nikon ou câmeras da Canon ou Sony: qual é a melhor? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo