O Telegram X, aplicativo experimental do Telegram, recebeu uma lista de novos recursos no Android. Um dos destaques é o login em várias contas ao mesmo tempo, sem a necessidade de ferramentas como o aplicativo Parallel Space e o Dual Messenger, da Samsung. Além disso, o mensageiro agora conta com novos temas e permite o envio de localização em tempo real.

Todas as funções já existiam no aplicativo padrão do serviço e agora chegam à experimental. Enquanto isso, diversos recursos continuam fazendo falta no principal mensageiro do Brasil, o WhatsApp. As novidades estão disponíveis em atualização gratuita via Google Play.

Telegram X para Android recebe novos recursos em atualização (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Um dos destaques do aplicativo, o Telegram X recebeu suporte a múltiplas contas. O novo recurso funciona como na versão convencional, precisando apenas abrir o menu lateral para criar ou acessar uma conta diferente. As conversas ficam separadas, impedindo que as informações se misturem na mesma tela.

... 10,14.5 10,14 L10,11.5 L7.5,11.5 L7.5,13 L8.5,13 L8.5,13.5 L6.5,13.5 L6.5,10.5 L10,10.5 L10,10 C10,9.5 9.6,9 9,9 Z M19,10.5 L19,9 L14.5,9 L14.5,15 L16,15 L16,13 L18,13 L18,11.5 L16,11.5 L16,10.5 L19,10.5 Z" id="Shape" fill-rule="nonzero" mask="url(#mask-2)">

Telegram X permite adicionar várias contas no mesmo aplicativo (Foto: Divulgação/Telegram)

O aplicativo também traz suporte ao envio de localização em tempo real no chat. Agora é possível mostrar as posições do usuário em um mapa com a distância exata entre participantes de uma conversa. A nova função também ajuda a encontrar um atalho para obter rotas entre um ponto e outro.

Ao contrário do WhatsApp, o mensageiro exibe uma notificação de compartilhamento em tempo real no topo da conversa, facilitando o acesso à informação e deixando claro para o usuário quando o recurso está ativado. O mapa integrado também conta com modo noturno automático, alternando para o tema escuro conforme o horário.

Telegram X permite envio de localização em tempo real (Foto: Divulgação/Telegram)

Com seis cores, o Telegram X recebeu novos temas para personalizar o app. Além do branco e do modo noturno, o usuário pode escolher entre as opções azul, vermelho, laranja, verde, rosa e ciano. A mudança inclui uma série de refinamentos no design, como fotos em tela cheia para canais, animações de “escrevendo”, “enviando áudio” e outras ações, como a organização por conta própria dos chats fixados no topo do app, ajustando a posição dos itens em ordem de importância.

Telegram X permite alterar tons de pele de todos os emojis de uma vez (Foto: Divulgação/Telegram)

Entre as demais novidades, o Telegram X passa a exibir prévias de imagens recebidas e apresenta o número de mensagens não lidas no ícone da tela inicial. Além disso, é possível eliminar todas as conversas, áudios e demais informações nas definições de armazenamento, o que garante mais privacidade ao usuário.

A nova versão do aplicativo está disponível para smartphones com Android e pode ser baixada na Play Store.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo