O Instagram volta a liberar nesta quinta-feira (29) a busca por GIFs dentro dos Stories. A função está disponível para todos os usuários após quase três semanas de bloqueio. A retirada da ferramenta do app foi motivada por uma imagem racista incluída no sistema do Giphy, serviço que fornece as animações. A figura simulava um contador de mortes de negros, com um macaco sob comando de um homem branco.

Em declaração ao TechCrunch, o Giphy pediu desculpas pelo adesivo ofensivo e assumiu total responsabilidade pelo ocorrido. Além disso, o serviço destacou a revisão de toda sua biblioteca de GIFs em quatro vezes, antes da liberação. A medida era para confirmar que o recurso estaria livre dos conteúdos abusivos e racistas. A plataforma se comprometeu a fazer uma análise prévia para cada imagem disponibilizada aos usuários.

Instagram volta com recurso para GIFs após polêmica com imagem racista (Foto: Carolina Oliveira/TechTudo)

"Esta é agora uma adição permanente ao nosso processo de moderação. Esperamos garantir que os adesivos do Giphy sempre sejam divertidos e seguros, não importa onde você os veja", reforçou a empresa de imagens animadas.

Um porta-voz do Instagram, também ao TechCrunch, afirmou o acompanhamento da red

... e social ao trabalho do serviço terceirizado e espera que o problema tenha sido resolvido. "Estivemos em contato próximo com o Giphy durante esse processo e estamos confiantes nas medidas implementadas para garantir uma boa experiência aos usuários do Instagram", disse na ocasião.

E o Snapchat?

Enquanto a rede social de fotos de Mark Zuckerberg parece já ter finalizado o problema, o Snapchat ainda não informou sobre a volta dos GIFs em sua plataforma. O aplicativo continua sem o botão para a ferramenta. Vale ressaltar que a rede social foi a primeira a remover o serviço do Giphy, após a polêmica, no dia 8 de março.

Via Engadget



>>> Veja o artigo completo no TechTudo