O 4G deixou na mão? O sinal da rede caiu? Os moradores e turistas de Nova York terão uma nova solução para acessarem a Internet quando isso acontecer: lixeiras da cidade ganharão Wi-Fi. Uma campanhia de remoção de lixo local propôs transformá-las em hotspots que oferecerão sinal gratuito para acesso à web.

Conheça cinco aplicativos para encontrar redes Wi-Fi gratuitas

Lixeiras podem virar hotspots WiFi em NY em breve (Reprodução/The Guardian)

A Bigbelly entrou com um pedido na prefeitura de NY para a empreitada. Segundo ela, as lixeiras podem ser ideais para serem pontos de conexão, tendo em vista suas localizações estratégicas nas ruas da cidade. A conexão teria velocidades de até 75 Mb/s e seria bancada por um sistema de anúncios.

Quer aprender a construir uma antena Wi-Fi caseira? Veja no Fórum do TechTudo

 A empresa usou seu blog oficial para falar sobre o assunto. No exemplo citado, ela coloca a rede de cafeterias Starbucks como uma possível anunciante de uma lixeira localizada próxima a uma de suas lojas.

A vice-presidente de marketing da empresa, Leila Dillon, disse ao site Computer World que o projeto é viável. “Cooperamos com as companhias de celular, e queremos trabalhar com quem quiser trabalhar conosco para ter a melhor cobertura”, explicou.

A BigBelly já usa a tecnologia em suas lixeiras. Ela já

... criou um sistema, por exemplo, que avisa a seus coletores quando elas estão 85% cheias. E Nova York também já tem um sistema de hotspots Wi-Fi, que chega no fim deste ano, substituindo orelhões antigos por torres de Internet conhecidas como “Links”, que têm ainda carregadores e ligações domésticas gratuitas.

Via The Guardian



>>> Veja o artigo completo no TechTudo