O aplicativo do Gmail possui uma opção para alterar a foto de exibição do usuário dentro da plataforma. O recurso, que está disponível no app para iPhone (iOS) e em dispositivos com Android, permite usar uma nova foto feita com a câmera do aparelho ou qualquer imagem salva na biblioteca. Dessa maneira, é possível personalizar a foto de perfil do Gmail de forma simples e rápida, sem a necessidade de acessar o gerenciador de e-mails pelo computador.

É importante saber que o procedimento a seguir também irá alterar, simultaneamente, a foto de sua conta do Google. Ou seja, todos os serviços que você atrelados ao buscador exibirão a mesma imagem. Confira como alterar sua foto de perfil do Gmail no tutorial que preparamos.

Tutorial mostra como alterar sua foto de exibição no Gmail através do aplicativo do serviço para iOS e Android (Foto: Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Gmail e toque no ícone de três barras no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, acesse "Configurações".

... 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">

Caminho para acessar as configurações do Gmail pelo aplicativo para smartphones (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque em seu endereço de e-mail e, na janela seguinte, em "Minha conta".

Caminho para acessar as configurações da conta do Gmail no aplicativo para smartphones (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Toque em "Atualizar foto" e escolha a opção "Definir foto do perfil".

Ferramenta para atualização de foto de perfil do Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Nesse exemplo, utilizaremos a opção "Escolher nas fotos", mas você também pode fazer uma foto usando a câmera do celular. Quando o app abrir sua biblioteca de fotos, toque na imagem que deseja usar.

Passos para escolher uma foto do celular para usar no perfil do Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Nesse momento, use o movimento de pinça com os dedos para ampliar a imagem e enquadrar seu rosto no dimensionamento para foto de perfil. Quando estiver satisfeito, toque em "Escolher". Feito isso, a foto será atualizada e você poderá fechar o app para finalizar o procedimento.

Ação para definir uma nova foto de perfil no Gmail pelo aplicativo para smartphones (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite a dica para alterar sempre que quiser sua foto de perfil no Gmail e de sua conta no Google.

Qual a melhor ferramenta de e-mail? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo