A Microsoft encerrou o suporte oficial ao Windows Phone 8.1. Isso significa que o sistema operacional deixa de receber atualizações e melhorias promovidas pela Microsoft, que passa agora a focar unicamente no Windows 10, sistema que também tem uma versão para dispositivos móveis.

Lançado em 2014, o Windows Phone 8.1 foi a última grande aposta da Microsoft no mercado de sistemas operacionais especificamente para celulares, já que veio acompanhado de grandes lançamentos da linha Lumia, da assistente Cortana e de uma série de aprimoramentos sobre o Windows Phone 8.

Windows Phone 8.1 não vai mais receber atualizações da Microsoft (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Apesar da chegada do Windows 10, o Windows Phone 8.1 ainda é a versão do sistema mais popular entre os usuários, já que o upgrade para a versão mais atual do produto da Microsoft não foi universal. Algumas estimativas apontam que 70% dos telefones com Windows ainda rodam o 8.1.

O encerramento do suporte não torna o sistema operacional inutilizável, mas aumenta potenciais riscos de segurança. Além disso, adição de novos recursos deixam de ser uma possibilidade para quem ainda usa aparelhos com o Windows Phone 8.1.

No fundo, não muda

... muita coisa para o usuário. O último grande pacote de atualização para o sistema operacional ocorreu ainda em dezembro de 2014. Nos últimos três anos, o Windows Phone 8.1 recebeu algumas atualizações cumulativas de segurança.

Se você está na dúvida a respeito da possibilidade de rodar o Windows 10 no seu aparelho, é possível rodar o app Supervisor de Atualização da Microsoft: ele verifica seu aparelho e indica quais atualizações estão acessíveis para você.

Com informações: Microsoft, The Verge e Wired



>>> Veja o artigo completo no TechTudo