O repetidor DAP-1325, da D-Link, é uma opção interessante para aumentar o alcance de sinal Wi-Fi da sua casa. O aparelho tem design simples, rápida instalação e ajuda bastante caso você precise melhorar a qualidade da Internet em um cômodo específico. 

No review a seguir, veja detalhes, especificações e exemplos de como achar a melhor posição e aproveitar ao máximo o repetidor. O modelo está à venda no Brasil pelo preço aproximado de R$ 109. 

Repetidor ou Powerline: veja qual usar para aumentar alcance do Wi-Fi

Design

Roteadores e repetidores costumam ter design mais funcional, deixando a beleza em segundo plano. Apesar das duas antenas ajustáveis, o DAP-1325 não chama muita atenção. Discreto, o modelo “desaparece” facilmente em paredes brancas – o que é ótimo, já que é um aparelho que não precisa de cabos e afins. Basta plugá-lo em uma tomada bem posicionada pela casa que, esteticamente, ele não incomoda.

Repetidor da D-Link DAP-1325 (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

O hardware da D-Link tem, entre as antenas, um display de LED que indica o nível do sinal recebido e um botão WPS. Na parte de baixo do dispositivo, há uma entrada RJ-45 para conexão via cabo Ethernet, com velocidade de 10/100 Mb/s.

Instalação

O primeiro passo para começar a usar o repetidor é encontrar um ponto central da casa onde o sinal original chegue sem interferência – corredores são mais indicados. Também é importante pensar em qual lugar da residência você pretende melhorar a Internet: se for um cômodo específico, por exemplo, o aparelho pode ficar mais próximo e funcionar como um ponto de acesso exclusivo. 

Repetidor DAP-1325 da D-Link (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

O processo de instalação é rápido: o DAP-1325 tem um botão WPS, que agiliza a conexão com o roteador da casa. Também há um assistente de configuração, que serve para especificar o nome da rede, a senha, entre outras características – você pode acessá-lo pelo PC ou por meio de um aplicativo para iPhone (iOS) e Android.

Uma vez conectado à rede Wi-Fi da casa, o repetidor exibirá uma luz verde ao lado do botão WPS e um LED da mesma cor indicando a força do sinal recebido. Podemos observar quatro níveis no painel, sendo o melhor com três traços e o pior com apenas um, em amarelo. O indicado é que o aparelho fique com pelo menos dois traços verdes, conseguindo uma boa qualidade do sinal para repetir.

Assistente de Conexão da D-Link (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

A partir daí, é só conectar os dispositivos à rede (ou ponto de acesso) criada. Outra opção é ligar o aparelho desejado – um notebook, PC, ou videogame, por exemplo – à porta RJ-45 do modelo da D-Link, numa conexão mais estável do que a wireless.

Teste prático

A casa onde foram feitos os testes tem aproximadamente 140 m² e r

... ecebe 15 Mega de Internet, contratados de uma operadora. Vale lembrar que o DAP-1325 promete velocidades de até 300 Mb/s ao ampliar a rede, portanto não foi possível explorar todo o seu potencial. 

O repetidor ficou posicionado próximo à porta de um cômodo que está a aproximadamente 15 passos do roteador, com alguns obstáculos como paredes e armários. Na rede do aparelho da D-Link, conectaram-se exatamente dois celulares, um notebook e um PS4.

DAP-1325 da D-Link (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

No notebook, testamos a qualidade da Internet por meio da EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga). Conectado à rede original, o portátil registrou uma velocidade de download e upload de 7,92 Mb/s e 1,94 Mb/s, respectivamente. Já com a rede do repetidor, as velocidades registradas foram 3,39 Mb/s para download e 1,87 Mb/s para upload. 

Com o LED indicando uma boa conexão com o ponto original, acreditamos que a perda da velocidade se deu pela quantidade de dispositivos conectados ao aparelho. Outro motivo aparente foi a conexão do PS4, por meio do qual também testamos a qualidade do sinal repetido.

No console, foram registradas velocidades de download e upload de 11,7 Mb/s e 1,5 Mb/s, respectivamente. Ou seja: a rede “dedicou” muito do sinal repetido ao videogame. É importante lembrar que isso pode ser ajustado por meio do assistente de configuração do repetidor. 

Testando o PS4 com a rede original – via Ethernet, ligado direto ao roteador –, as velocidades foram de 13,9 Mb/s (download) e 1,5 Mb/s (upload). Quanto à jogabilidade online, nenhuma diferença foi notada entre as conexões por cabo e wireless. 

Portanto, percebemos que o sinal repetido não teve uma perda significativa na qualidade da Internet quanto parecia pelo teste feito no notebook. Inclusive, é interessante destacar que o sinal do roteador normalmente não é captado pelo console da Sony. A conexão via Wi-Fi só foi possível com a nova rede criada pelo repetidor – ou seja, mais um ponto positivo para o aparelho da D-Link.

DAP-1325 da D-Link (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

Qual é o repetidor mais barato? Confira dicas no Fórum do TechTudo

Conclusão

Usamos o DAP-1325 para melhorar o sinal em um cômodo específico e, nessa situação, sua performance foi positiva. No entanto, outras regiões da casa foram testadas e em nenhuma o aparelho teve o mesmo desempenho. O corredor só tem uma tomada, que fica de costas para o quarto onde está o roteador. Posicionado ali, o modelo não funcionou tão bem, com o LED indicando apenas um traço (fraco).

O tamanho, as paredes grossas e a interferência de outros eletrônicos podem ser alguns dos motivos para o baixo funcionamento em certos pontos da residência. É importante ressaltar que essas limitações são comuns em repetidores. Para ambientes maiores e com muitos obstáculos, existem outros aparelhos que podem ser mais indicados, como um powerline ou um novo roteador mais poderoso. 

DAP-1325 da D-Link (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

O repetidor, mais indicado para espaços menores, funcionou muito bem como ponto de acesso em um cômodo específico. Sua velocidade não teve grande diferença em relação à conexão via ethernet direto no roteador. Vale lembrar que o mais indicado é posicioná-lo em região central – e de preferência, no alto. A instalação é rápida, prática, e pode ser feita por qualquer pessoa – basta ler as instruções que acompanham o produto.

Correspondendo às expectativas, o modelo tem bom custo-benefício. Seu preço de R$ 109 está na média da maioria dos repetidores com especificações semelhantes e ainda traz garantia de cinco anos pela fabricante. 


Ficha Técnica

 Alimentação  100 a 240 VFrequência: 2,4 GHz
 Velocidade  até 300 Mb/s
 Padrão Wi-F  802.11 ac (b/g/n)
 Tecnologia Wi-Fi  N300
 Segurança  WPS e WPA/WPA2




>>> Veja o artigo completo no TechTudo