Gazon ? o nome do novo v?rus descoberto pela empresa de seguran?a AdaptiveMobile, que infecta dispositivos Android ao enviar links maliciosos atrav?s de mensagens de texto. O malware se disfar?a de um vale-presente da Amazon no valor de US$ 200, o que equivale a cerca de R$ 570.

74% dos brasileiros 'entregam' dados pessoais ao baixarem apps; veja riscos

Uma vez instalado, ele checa a lista de contatos do telefone e envia uma SMS para cada um, sem o consentimento do usu?rio. A mensagem cont?m um link, onde ? poss?vel baixar o aplicativo malicioso e, desta forma, infectar mais aparelhos. S? nos Estados Unidos, mais de 4 mil dispositivos foram infectados. Por?m, a atua??o do v?rus Gazon j? foi monitorada em mais de 30 pa?ses. Segundo a empresa de seguran?a, o n?mero de mensagens il?citas ultrapassa os 200 mil.

Virus Gazon?se disfar?a de vale presente e envia SMS para seus contatos com link para download que o propaga (Foto: Reprodu??o)

?Al?m do preju?zo financeiro que o usu?rio infectado tem, ao arcar com os custos das mensagens, os desenvolvedores do v?rus Gazon ganham dinheiro com a navega??o dos internautas infectados no aplicativo, atrav?s da veicula??o de an?ncios publicit?rios. A AdaptiveMobile investigou o desenvolvedor deste malware e descobriu que essa n?o ? a primeira tentativa de ataques e mensagens falsas promovidas por ele.

No momento em que o v?rus Gazon foi encontrado, nenhum dos antiv?rus dispon?veis no site V?rus Total conseguiu identificar a amea?a. ? importante frisar que o app malicioso n?o estava hospedado na Google Play e

... sim em lojas de terceiros, n?o-autorizadas pelo Google.

Voc? sabe recuperar conversas do WhatsApp??Veja no F?rum do TechTudo

Para se livrar da praga, basta desinstalar o aplicativo, valendo-se do recurso de desinstala??o pr?prio do Android.

Via ZDNet



>>> Veja o artigo completo no TechTudo