O Telegram permite que usuários iniciem rotas para locais compartilhados pelo chat. O recurso, disponível no app para iPhone (iOS) e smartphones com Android, faz parte da integração do mensageiro com apps de GPS como o Google Maps e o Waze. Ao receber um local, é possível usar esse ponto como referência e iniciar uma rota sem ter que digitá-la nesses aplicativos. Essa função não é encontrada no rival WhatsApp.

A dica é ideal para pessoas que estão perdidas e que precisam chegar a um ponto de encontro, por exemplo. O procedimento funciona para compartilhamentos de locais em tempo real e pontos estáticos do mapa. Confira, a seguir, como criar rotas para locais compartilhados por amigos no chat do Telegram.

Telegram permite iniciar rotas com poucos toques em apps de GPS (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Após receber uma localização em um chat, toque sobre o local no histórico de mensagens. Na janela seguinte, toque em "Direções".

... CAgMDAwMEAwMEBQgFBQQEBQoHBwYIDAoMDAsKCwsNDhIQDQ4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAVABkDASIAAhEBAxEB/8QAGgAAAgIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAQDBQIGB//EABcBAAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAACAwH/2gAMAwEAAhADEAAAAe+U2z4ss79bZxdWELTZbDT/xAAeEAACAQQDAQAAAAAAAAAAAAABAgMABAURBhASIv/aAAgBAQABBQK4Pzx7KrmYVKt15MTjZeOKOM0sJahaAOgO6//EABgRAQEAAwAAAAAAAAAAAAAAAAABEWFx/9oACAEDAQE/AZt1Yy//xAAZEQEBAAMBAAAAAAAAAAAAAAABAAIRQVH/2gAIAQIBAT8ByTlvyGQv/8QAIxAAAgIABQQDAAAAAAAAAAAAAQIAEQMQEiEiMUFRgUJhwf/aAAgBAQAGPwJiS1LZ4zExwul1pLqvv9jaSCfl3yVVDcySWqwJicvYjlVCsxtj5y2avUA1sNO/Ha5Q6DzOgn//xAAgEAEBAAICAgIDAAAAAAAAAAABEQAhMVFBYRCBocHh/9oACAEBAAE/ISD01OU54+sQAyhaSOeqF7MkKGAdH318WCm+F53XR1MNC1RBDWSLahF9uU7/ADlObbtr95uQnJ4Ej63gLjzxV+8p/DP/2gAMAwEAAgADAAAAEO8n3f/EABoRAQACAwEAAAAAAAAAAAAAAAEAESFR8DH/2gAIAQMBAT8Q8tMnalNbdUJMwSZn/8QAHBEBAAEEAwAAAAAAAAAAAAAAAQARITFBofDx/9oACAECAQE/EEZdrSAcvd8xhtBNif/EAB8QAQEBAAICAgMAAAAAAAAAAAERIQBBEDFRgXGR8P/aAAgBAQABPxBw5FaAqRr0+uRZBHJAg9VCanUB4lS1TsFaj8GTkf45C5qBIW70cAS5A5Pcks0Z2N9L+pwShptQBe2AV8UowSk5sgMHA8EYMHBxvshNB64xpyY/k0/np+vAP//Z">

Opção para visualizar direções em apps de terceiros no Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Nesse momento, toque no app de rota que deseja utilizar como guia até o local. Feito isso, inicie a rota com apenas um toque. No Waze, como mostra o procedimento abaixo, basta clicar em "Ir agora".

Opção para iniciar uma rota no Waze para um local recebido no Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite a dica para chegar até um local indicado por seus amigos pelo chat do Telegram.

Qual é o mensageiro mais seguro? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo