Os roteadores da Thomson podem ser configurados para impedir o acesso indevido de pessoas ao seu Wi-Fi. Os aparelhos contam com um recurso de filtragem de usuários usando o endereço MAC. A função permite definir exatamente quais dispositivos são bloqueados na rede – o que impossibilita a conexão do invasor mesmo que ele saiba a senha.

O bloqueio de usuário é realizado no painel do roteador por meio de um navegador de Internet, e requer login e senha do aparelho para acessar. No tutorial, confira como usar o filtro de endereço MAC do roteador Thomson para impedir que computadores e celulares não autorizados entrem na sua rede.

Passo 1. Use um programa de monitoramento de Wi-Fi como o Wi-Fi Guard para descobrir aparelhos intrusos conectados ao seu Wi-Fi e copie o endereço MAC;

Copie o endereço MAC de um aparelho intruso e faça o bloqueio via roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abra o navegador e confirme que o computador está conectado à rede Wi-Fi. Na barra de endereços, digite o IP do roteador para acessá-lo. Em modelos da Thomson, o IP costuma a ser 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Se as opções não funcionarem, use duas técnicas para descobrir o IP do roteador.

Depois, insira os dados de login e senha padrões do roteador para entrar. Em roteadores da Thomson, como o DWG850-4B, DHG544B, DWG874B e TG508, o campo de nome de usuário fica sempre em branco. Já o campo de senha pode assumir os valores “admin” ou “password” (sem aspas). Teste as duas maneiras até conseguir acesso;

... ntent-media content-media--normal content-photo">

Na maioria dos roteadores Thomson basta digitar admin no campo de senha para entrar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique no menu “Advanced”;

Acesse o menu Advanced do roteador Thomson (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em seguida, acesse a opção “MAC Filtering”;

Acesse o filtro de endereço MAC no menu do roteador Thomson (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Insira nos campos em branco os endereços MAC copiados no primeiro passo deste tutorial e clique em “Apply”. Ao final, os aparelhos intrusos serão bloqueados da rede mesmo que os invasores saibam a senha. Por via das dúvidas, é importante também alterar o código de acesso do roteador Thomson.

Insira os endereços MAC dos dispositivos a serem bloqueados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como resolver problemas com roteador e Wi-fi do celular? Saiba no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo