Um novo bug descoberto no iOS 11 faz com que aplicativos de troca de mensagens travem ao receber uma simples mensagem com apenas um caractere. Segundo relatos na imprensa estrangeira, presente na escrita telugo, falada na Índia, congela o iMessage (aplicativo de chat oficial do iPhone) e outros programas de comunicação instalados no celular.

Entre os afetados estão os celulares da Apple rodando iOS 11.2.5, versão mais recente do sistema. A falha é similar à registrada em janeiro, em que o smartphone travava ao digitar quatro palavras no Facebook Messenger.

Caractere da escrita telugo faz aplicativo travar no IOS 11.2.5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O portal The Verge conseguiu reproduzir a pane no iMessage, WhatsApp, Facebook Messenger e Outlook para iOS. Já o Telegram e Skype não apresentam o problema. Além disso, a próxima versão do sistema da Apple, o iOS 11.3, também parece não travar com o bug. Atualmente ele está em fase experimental.

O que fazer para corrigir o problema?

Usuários que receberam a mensagem devem apagar o caractere do celular. No caso do iMessage, a melhor solução é pedir que o remetente do caractere original mande uma nova mensagem com outras palavras. Desta forma, será possível acessar o aplicativo Mensagens e apagar o hist�

... �rico de conversas. O mesmo é indicado para outros serviços de chat.

Existe ainda a possibilidade de acessar os serviços pelo PC para realizar a exclusão da mensagem problemática.

Apesar dos diversos relatos na imprensa especializada, o TechTudo não conseguiu reproduzir a falha em um iPhone 8 e em um iPhone 5S. Por ora a Apple não se pronunciou sobre o assunto.

Com informações: The Verge e Mobile World

O iPhone X vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo