O Google lançou o Gmail Go, uma versão mais leve do gerenciador de emails destinada a celulares básicos. O aplicativo se destaca pelo tamanho reduzido de apenas 9,5 MB, menos da metade do Gmail tradicional, que pesa 20 MB. A característica se reflete também no espaço ocupado depois de instalado.

O Gmail Go está na Google Play Store e segue os passos de aplicativos como o Files Go, Maps Go e YouTube Go. No entanto, o novo app de email tem uso mais restrito, pois é exclusivo de smartphones com o sistema Android Go, que ainda não chegaram ao mercado. Por enquanto, é possível testar o Gmail Go por meio de APK em celulares que rodam o Android 8.1 Oreo. O Google ainda não revelou se o app será liberado para outras versões da plataforma no futuro.

Gmail Go é versão mais leve do app de e-mail do Google para Android (Foto: Reprodução/Google)

Gmail ficou para trás: sete dicas para dominar o Google Inbox

Mesmo ao baixar mensagens, a tendência é que o Gmail Go consuma menos memória interna e franquia de dados

... da internet 3G ou 4G. Outra promessa é o consumo reduzido de energia ao longo do dia, economizando carga de telefones que têm pouca capacidade de bateria.

No entanto, as funções e o visual se mantêm praticamente os mesmos, resultando em uma experiência muito similar ao Gmail comum para Android. As mensagens seguem agrupadas da mesma forma na caixa de entrada e podem ser arquivadas com um deslize lateral. A janela de composição de email e as configurações também permanecem como no app comum do Gmail.

Qual a melhor ferramenta de e-mail? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo