O Facebook lançou nesta segunda-feira (22) o Flick, sua própria unidade para medir o tempo (como os minutos e os segundos). Conforme a documentação divulgada no Github, a nova fração é um pouco maior do que o nanosegundo e tem como objetivo ajudar os profissionais que lidam com efeitos especiais no cinema e no videogame a terem uma escala mais precisa.

Por que criar uma nova unidade de tempo? Quando se tem em mente um vídeo feito para o cinema ou os gráficos de um videogame, a invenção faz sentido. Para fazer os frames por segundo estarem em sincronia com a taxa de atualização da tela, é preciso que o cálculo dê um número exato, coisa que não é possível quando se usa outra medida de tempo.

Um exemplo dado pela equipe do Facebook é de um vídeo reproduzido a 24 quadros por segundo. Ou seja, a cada 1 segundo de vídeo são reproduzidos 24 frames. Esse número dividido por segundo é o equivalente a 0,04166666667, podendo ser arredondado até 0,42 — um número não exato. Já com a unidade proposta pela rede social, 24 frames seria o equivalente a 29.400.000 flicks.

Se um flick for dividido pela quantidade de frames que um vídeo pode ter (24hz, 25hz, 30hz, 48hz, 50hz, 60hz, 90hz, 100hz ou 120hz) resulta em um número mais preciso. Sem casas decimais seria mais fácil o sistema fazer as operações matemáticas. No caso de 60 fps, usado na maioria dos games, seriam11.760.000 flicks

Ideia foi proposta por engenheiro da empresa em 2016 (Foto: Reprodução/Facebook)

Na prática, esta diferença deve tornar a vida de quem trabalha com edição, por exemplo, um pouco mais

... simples. Usando uma unidade sem as casas decimeis, os profissionais da área de vídeo teriam a garantia de que os efeitos aplicados estariam exatamente onde deveriam estar, graças ao número exato proposto pelo Flicks. O mesmo também deve acontecer com o áudio, também medido em Hz.

Resta saber se a indústria vai adotar o Flicks. Isto porque deve ser necessário fazer uma adequação de software para usar a nova unidade de tempo proposta pelo pelo time do Oculus Rifit, gadget de realidade virtual pertencente ao Facebook.

Via The Verge, Engadget, Cnet e GitHub



>>> Veja o artigo completo no TechTudo