A conexão via rádio continua sendo a única opção para acessar a Internet em alguns lugares no Brasil, apesar do avanço da banda larga fixa cabeada. Por utilizar antenas, sua implementação é mais barata do que a fibra ótica – o que encoraja provedores de pequeno porte a adotarem a tecnologia.

Está pensando em optar pela Internet por rádio? Entenda como funciona e saiba quais são as principais vantagens e desvantagens do seu uso. Além disso, veja para qual perfil de usuário a conexão é mais indicada.

VANTAGENS

1. Cobertura

Uma das principais vantagens da Internet via rádio é a cobertura. Com o uso de um conjunto de antenas, as conexões podem cobrir uma grande área – o que torna possível levar a Internet para lugares mais afastados, como áreas rurais, por exemplo. Na cidade, a conexão por rádio pode suprir bairros onde a rede por cabo de cobre está sobrecarregada ou onde a fibra ótica ainda não chegou.

Aquario é uma das marcas que fornecem equipamentos para Internet por rádio (Foto: Divulgação/Aquario)

2. Sem telefone ou TV

Como funciona de forma independente, a Internet por rádio não necessita da instalação de telefone ou de TV a cabo. Ou seja, não há a necessidade de pagar por um serviço que você não vai utilizar ou cair na venda casada.

3. Manutenção

Quando instalada de forma adequada, a Internet via rádio tende a necessitar de pouca manutenção constante. A tecnologia não deve sofrer com problemas comuns da Internet cabeada, como o furto de fios, cortes no cabo com linha com cerol ou quando caminhões desavisados passam e arrebentam a via aérea.

DESVANTAGENS

...

1. Instabilidade

A instabilidade é um problema bastante recorrente da Internet via rádio. Por trabalhar com ondas eletromagnéticas, a conexão que utiliza a tecnologia está sujeita a alguns erros. Assim como a TV por satélite, a Internet pode ficar instável com chuvas e tempestades – há a possibilidade de ocorrer queda de conexão ou a perda de pacotes.

Diversos fatores podem afetar a qualidade de conexão, como o tipo de equipamento utilizado, e a distância entre as antenas do cliente e do provedor. Além disso, é importante conferir se as antenas estão instaladas em um ponto sem interferência.

2. Velocidade

Empresas que oferecem conexão acima de 20 MB são raras e mais voltadas para o uso comercial. Para clientes residenciais, as velocidades mais comuns ficam entre 1 MB e 10 MB. Por isso, se você pretende fazer streaming ou download de arquivos muito pesados, a Internet via rádio pode não ser a mais indicada.

Internet via radio é boa? Conheça vantagens e desvantagens da conexão (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

3. Preço

O preço também é um fator que pode pesar na hora de escolher a conexão por rádio. Isso porque, de forma geral, o custo por Mb/s pode ser mais alto do que o cobrado por provedores que usam a rede por fio de cobre ou até mesmo fibra ótica, dependendo da cidade. Além disso, em alguns casos, há o custo de instalação ou a necessidade de comprar os equipamentos por fora.

O que saber antes de contratar uma Internet via rádio?

A Internet via rádio é mais indicada para quem não tem outra alternativa de acesso à banda larga ou não quer pagar caro pela conexão via 3G/4G. A Internet por cabo ou fibra ótica devem ser mais estáveis, podem oferecer uma maior velocidade e uma melhor latência (importante para quem joga online).

Veja prós e contras da internet via rádio (Foto: Reprodução/Pond5 )

Apesar disso, se você não tem outra alternativa ou se o seu provedor por cabo está sobrecarregado, a Internet via rádio pode ajudá-lo a ficar online. Antes de contratar, é importante ficar atento aos seguintes pontos:

  • Legalizada: procure saber se a empresa é legalizada junto a Anatel. Evite dor de cabeça ao deixar de contratar um provedor clandestino;
  • Sem interferência: pergunte ao técnico que for fazer a instalação se há algum tipo de problema de comunicação entre a antena residencial e a antena do provedor, como árvores, prédios e morros. As duas antenas devem ter contato visual;
  • Horários de pico: procure saber com outros clientes se a Internet sofre com horários de pico. Alguns provedores enfrentam instabilidade quando muitos usuários estão conectados simultaneamente.

Como compartilhar internet via rádio? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo