Ao tentar enviar um e-mail ou abrir um arquivo no Microsoft Outlook, às vezes o programa congela ou aparece uma mensagem de erro na tela como “O Outlook não está respondendo”. Neste tutorial completo, apresentamos as possíveis causas para os problemas e apontamos suas respectivas soluções. Confira, teste e veja se seu Outlook voltará a funcionar normalmente.

Como agendar uma ligação via Skype com o Outlook

Falta de atualização

Uma das possíveis causas para as falhas apresentadas no seu Outlook.com tem a ver com a instalação do Office no seu computador, que pode não estar atualizada, caso o Windows Update não esteja configurado para baixar e instalar atualizações automaticamente. Ao instalar atualizações importantes, é possível corrigir diversos problemas por substituir arquivos desatualizados e reparar vulnerabilidades.

Confira os problemas e solução do Outlook.com (Foto: Reprodução/Microsoft)

Para isso, acesse o site oficial da Microsoft e procure pela atualização do Office mais recente para a sua versão do Windows. 

Outlook em uso por outro processo

Deixar o Outlook em uso por outro processo, através de um dispositivo móvel ou com o recurso AutoArquivar, também pode atrapalhar seu desempenho, já que eles podem usar um grande número de recursos, provocando falhas. Se for este o caso, a informação será exibida na barra de status na parte inferior da tela. Desative outros processos e tente utilizar o serviço novamente para verificar se o problema foi resolvido.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Carregamento de conteúdo externo

Falhas no Outlook podem ser causadas por carregamento de conteúdo externo, como imagens em um e-mail, por exemplo. Para evitar esse tipo de problema, você pode impedir que o Outlook baixe conteúdo externo automaticamente, através de Arquivos > Opções > Trust Center > Download Automático e selecione entre as opções “Não baixe imagens ou outro conteúdo automaticamente na opção de email HTML” ou “Avisar antes de baixar conteúdo ao editar, encaminhar ou responder emails”.

Suplemento instalado está interferindo

Suplementos são feitos para aprimorar a experiência do usuário, mas podem interferir ou entrar em conflito com o Outlook. Para evitar o problema, faça a inicialização sem suplementos. Clique em “Iniciar” e digite “Outlook.exe/safe”, em seguida, clique em “Ok”. Depois, vá em Arquivo > Opções > Add-Ins e selecione “Suplementos COM” e clique em “Ir”. Desmarque todas as caixas de seleção e clique em “ok” para confirmar. 

Microsoft Outlook 2016 (Foto: (Foto: Reprodução/Microsoft))

Caixas de correio muito grandes

Conforme o tamanho da sua caixa de correio aumenta, maior é a quanti

... dade de recursos necessários para abrir cada pasta. Sendo assim, gerencie sua caixa reduzindo o tamanho do arquivo de dados do Outlook ou através do recurso AutoArquivar.

AppData redirecionada para um local de rede

Determinados dados do Outlook, como assinaturas de e-mail e dicionário de verificação ortográfica, são armazenados na pasta AppData, que pode estar sendo redirecionada para um local de rede causando falhas na execução. Para desabilitar o redirecionamento, saia do Outlook e inicie o Editor de Registro. Digite “regedit.exe” e localize e clique na seguinte subchave: “Pastas do Shell HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User”.

Iniciando editor de registro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Depois de localizar a mesma, clique duas vezes em “Dados de aplicativos” e, em “Dados de Valor”, digite “%USERPROFILE%\AppData\Roaming”, confirme clicando em “ok” e saia do editor. Pronto, agora é só reiniciar o Outlook.

Reparar os programas do Office

O problema do Outlook congelar ou não responder, também pode exigir reparação dos programas do Office. Para reparar automaticamente, primeiro encerre todos os programas do Microsoft Office que estão sendo executados e, em seguida, abra o painel de controle. Clique em Adicionar ou Remover Programas ou Programas e Recursos, dependendo da sua versão do Windows e, depois, selecione o Microsoft Office na lista e clique em “Reparar”.

Arquivos corrompidos ou danificados

Ao instalar o Outlook no seu computador, uma ferramenta de reparo da caixa de entrada também é automaticamente instalada. E ela é responsável por resolver possíveis problemas de arquivos danificados ou corrompidos que estejam causando falhas na execução do programa, verificando e reparando erros.

Antivírus desatualizado

Não é só a falta de atualização do Office que pode prejudicar o funcionamento correto do Outlook, mas também do antivírus. Verifique se o software está atualizado na versão mais recente. Acesse o site do fornecedor do seu antivírus, faça a verificação e, se necessário, baixe e instale a versão atualizada.

Perfil de usuário corrompido

Outra possível causa para erros no Outlook é um perfil de usuário corrompido. Perfis de usuário são coleções de configurações que permitem que você personalize e aparência e desempenho do seu computador e, quando eles são corrompidos, podem causar falhas na execução de programas. Para determinar se este é o motivo do erro do seu Outlook, crie um novo perfil de usuário e tente o acesso através do dele.

Gmail: como trocar o endereço de e-mail? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo