Mais da metade dos usuários de smartphones (56%) já recebeu alerta de memória cheia. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Western Digital, fabricante de HDs e cartões de memória. Segundo o levantamento, muitos acreditam que um quarto do espaço pode ser recuperado com a limpeza de arquivos inúteis. Por isso, acabam optando por excluir, um a um, os itens indesejados para se livrar do aviso.

A ação pode vir em decorrência de outro dado curioso: de acordo com a WD, 43% dos usuários têm medo de ficar longe do celular. No entanto, apagar arquivos individualmente não é a maneira mais simples de limpar lixo eletrônico do telefone. A seguir, veja seis dicas para recuperar espaço no smartphone e se livrar da notificação de armazenamento lotado.

Como apagar imagens de memes e limpar o WhatsApp

O acúmulo de imagens no WhatsApp é um dos grandes vilões do armazenamento do celular. Normalmente, usuários recorrem à remoção completa da mídia do aplicativo, mas há uma forma de se livrar apenas das fotos que não interessam. O segredo é usar um limpador de Whatsapp para Android.

Passo 1. Baixe e instale o Magic Cleaner no celular. Ao abrir o aplicativo, toque na cabeça do personagem para iniciar a varredura. O app irá analisar as imagens do WhatsApp e mostrar só o que pode ser lixo eletrônico.

Use o Magic Cleaner para limpar o WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

...

Passo 2. Ao fim da análise, o app mostra imagens em categorias como scans (prints), cartoons (desenhos) e memes. Revise os itens para se certificar de que não há fotos importantes e toque na lixeira para excluir tudo de uma vez.

Remova memes e outras imagens inúteis do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como desligar o download automático das mídias no WhatsApp

Depois de limpar o WhatsApp, é importante se assegurar de que o mensageiro não irá mais acumular tantas imagens inúteis desativando o download automático de mídia.

Passo 1. Acesse as configurações do app na tela inicial e acesse a opção “Dados e armazenamento”.

Acesse as configurações de armazenamento do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em “Download automático”, mantenha as três opções abaixo configuradas como “Nenhuma mídia”. Assim, o WhatsApp só irá baixar fotos, vídeos, áudio e documentos se você o fizer manualmente. Na opção “Uso de armazenamento”, é possível ainda saber quais são as pessoas ou grupos que mais lotam a memória do celular.

Desligue o download de mídias e saiba quais conversas são as mais pesadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como apagar outros arquivos desnecessários

Com o WhatsApp devidamente ajustado, é hora de remover outros arquivos inúteis do armazenamento. Aplicativos como o Clean Master são bons aliados para se livrar de lixo. Para usá-lo, faça o download na Play Store e o instale em seu celular. Abra o app e toque em “Arquivos desnecessários”. Aguarde alguns segundos até o fim da análise e veja, no topo, quanto de espaço o programa é capaz de recuperar. Toque em “Limpar lixo” para prosseguir.

Remova a cache dos apps instalados e outros dados inúteis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como limpar a memória RAM

Se você deseja dar um empurrão no desempenho do Android limpando a memória RAM com um app utilitário, é importante optar por downloads mais leves. O Clean Master Lite é uma alternativa razoável e que pesa menos que a versão completa. Após instalar, basta abrir o app pela primeira vez para criar um atalho de limpeza de memória RAM na tela inicial. Um lembrete: use o recurso com moderação para não prejudicar o funcionamento do smartphone.

Se for limpar a RAM, use um app leve como o Clean Master Lite (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como enviar as fotos para o backup Google Fotos

O Google Fotos é um serviço de armazenamento ilimitado para fotos e vídeos que limpa a galeria do celular automaticamente.

Passo 1. Abra o menu lateral do Google Fotos e acesse as configurações. No primeiro item do menu, certifique-se de que há uma conta do Google vinculada ao aplicativo.

Logue com uma conta Google no Google Fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Volte à tela inicial e aguarde o backup das fotos do celular. Confira o aviso de término na parte superior. Uma vez finalizado o upload, toque na opção “Liberar espaço” no menu lateral para apagar todas as cópias offline e ganhar memória no smartphone.

Aguarde o fim do backup e limpe as fotos guardadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como salvar fotos no Dropbox

Se você prefere não usar o serviço do Google, o Dropbox é uma alternativa que pode ajudar.

Passo 1. Baixe e instale o Dropbox no celular e abra o menu lateral. Acesse as configurações e toque em “Ativar o envio da câmera”.

Ative o backup de fotos e vídeos do Dropbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Você pode escolher se deseja fazer o backup somente via Wi-Fi ou também usando o 4G. O aplicativo começará a guardar automaticamente todas as suas fotos em uma pasta chamada “Camera Uploads” na tela inicial. Ao final, limpe a galeria de fotos do celular para retomar o espaço de volta.

Escolha o tipo de envio e confira seu backup em uma pasta destacada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O que significa download pendente na Google Play Store? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo