Atualizar o roteador da Thomson garante que o dispositivo esteja com as últimas correções instaladas – o que pode evitar possíveis brechas para a invasão de hackers. O equipamento é a porta de entrada do seu Wi-Fi e deve ser mantido o mais seguro possível. No entanto, nem todos os usuários recorrem à manutenção frequente do aparelho.

Em modelos da Thomson a tarefa pode ser complicada, pois a fabricante não permite baixar um novo pacote do sistema diretamente pela interface web usando IP e senha. Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como atualizar o firmware de um roteador Thomson DWG850-4B, TG508, DHG544B, DWG874B e outros.

Veja como atualizar o firmware de um roteador da Thomson (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Como a Thomson não oferece atualização diretamente pelas configurações, é preciso recorrer à sua prestadora de serviços de Internet. Ao solicitar um novo firmware para o roteador da Thomson, a empresa deverá fornecer dois arquivos: o firmware e um ZIP chamado “Upgrade Tool”. Salve os arquivos em uma pasta de fácil acesso.

Clique sobre o Upgrade Tool com o botão direito do mouse e selecione “Extrair tudo”. Ao fim do processo, você verá uma segunda pasta com o mesmo nome.

... ask>

Descompacte o instalador de firmware da Thomson (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Busque pelo item “setup.exe” e dê um clique duplo para abrir e executar o assistente de instalação.

Execute o instalador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Antes de executar o instalador, certifique-se de que o computador usado na atualização está conectado ao roteador por cabo. Em seguida, selecione a opção “Upgrade your Thomson gateway”.

Realize o upgrade do firmware do roteador Thomson (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique em “Next” e aguarde o programa localizar o roteador na rede. O assistente pedirá os dados de usuário e senha do aparelho. Por padrão, é comum que o login fique em branco e a senha seja “admin” (sem aspas).

Insira a senha do roteador Thomson quando solicitado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Clique na opção “Have a disk” e selecione o arquivo de firmware fornecido por sua prestadora de serviços de Internet.

Insira o arquivo do novo firmware do roteador Thomson (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Prossiga em “Next” para executar a instalação. É importante que o roteador fique sempre ligado a uma fonte de alimentação. Enquanto ocorre o processo, o sinal do Wi-Fi ficará offline.

Aguarde o fim da instalação do novo firmware (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Ao final, o assistente irá exibir uma tela de sucesso. Clique em “Finish” e volte a usar o roteador normalmente.

Feche o instalador e volte a usar o Wi-Fi normalmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como evitar conflito de IP em roteadores? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo