O Firefox 58, nova versão do navegador da Mozilla, começou a ser liberado para todos os usuários nesta terça-feira (23). Chamado de Firefox Quantum desde a versão 57, o browser traz uma série de melhorias, como novo mecanismo de renderização de imagens e gráficos e carregamento mais rápido de páginas.

Outra novidade é o suporte aos chamados aplicativos web progressivos do sistema Android (ou “progressive web apps”, em inglês), sites que podem ser usados como se fossem aplicativos no celular. O Firefox 58 está disponível para download em computadores com Windows, Linux e macOS e smartphones Android. Se você já utiliza o navegador da Mozilla, é só fazer a atualização.

Firefox 58: navegador carrega páginas mais rápido (Foto: Divulgação/Mozilla)

Os ganhos de velocidade do Firefox a partir da edição Quantum foram expandidos com melhorias na capacidade de renderização gráfica do navegador. Ou seja, a partir de agora, o Firefox carregará páginas mais rapidamente porque leva menos tempo “desenhando” as imagens na tela.

Outro avanço em termos de desempenho tem relação com o JavaScript, tecnologia usada em sites de Internet. A partir de um modelo mais racional de execução, a performance do navegador está até 30% superior na execução de tarefas intensivas que usam esse tipo de linguagem. Além disso, o novo Firefox reproduz naturalmente som em FLAC, formato de áudio de alta fidelidade, preferido por quem exige máxima qualidade em arquivos de música.

Do ponto de vista de segurança e privacidade, a Mozilla adicionou novas proteções ao navegador, como a capacidade d

... e fazer print de tela para a área de transferência e no modo privado. O Firefox também aplica bloqueio contra mecanismos de sites que buscam seguir seu comportamento na página.

Por fim, a Mozilla também esclarece que a nova versão aplica proteções contra as brechas de segurança Meltdown e Spectre. Essa última, em específico, pode ser aplicada a navegadores que rodam em sistemas desatualizados para espionar e interceptar dados do usuário.

Como fazer download ou upload no Mozilla Firefox? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo