Hearthstone Deck Tracker é um programa de estatísticas para o jogo de cartas da Blizzard. Com ele, é possível analisar partidas até turno a turno. O software salva um histórico de cada combate e determina o potencial de vitória de um determinado baralho. Interessado em melhorar seu desempenho no modo ranqueado do jogo? Confira como utilizar o Deck Tracker em Hearthstone: Heroes of Warcraft.

Como baixar e instalar o Hearthstone Deck Tracker

O primeiro passo é baixar e instalar o programa. Para isso, basta acessar a página de Download do Hearthstone Deck Tracker no TechTudo e clicar em "Acessar". Já baixado, o programa precisa ser descompactado em uma pasta, preferencialmente em “C:\Program Files”.

Hearthstone Deck Tracker vem em um arquivo .zip, é preciso descompactar (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Depois de descompactado, crie um atalho para o arquivo “Hearthstone Deck Tracker.exe” na área de trabalho do seu computador. Inicie o programa. Ao rodá-lo pela primeira vez, ele vai localizar automaticamente onde está o jogo Hearthstone. Caso não localize, vá em Options, depois em Settings e, em seguida, em “Set Hearthstone path”. Uma caixa de diálogo se abrirá, escolha onde está a pasta com o jogo.

Como cadastrar baralhos no Deck Tracker

Com tudo devidamente configurado, abra o jogo Hearthstone. Para que tudo funcione corretamente, o jogo deve estar em execução no mesmo momento em que o programa.

Deck Tracker é um programa que ajuda a melhorar o desempenho no jogo Hearthstone (Foto: Reprodução / HSdecktracker)

É possível importar baralhos de sites como hearthstats, hearthpwn, hearthead, hearthstoneplayers e muitos outros. Basta copiar a URL do deck do site e, no Deck Tracker, acessar "Import From Web". Um campo irá aparecer, cole a URL nele e confirme.

O Deck Tracker pode importar decks direto de sites especializados em Hearthstone (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Em seguida, clique em Save para salvar o baralho na lista de decks do programa. Também é possível editar decks livremente, com suas próprias versões de arquétipos ou baralhos completamente novos.

Caso o jogador não cadastre nenhum baralho, o game apenas irá contabilizar as vitórias e derrotas na tabela para conferência posterior. Ao cadastrar um deck, certifique-se de que está marcado como “em uso”. Caso o baralho cadastrado não esteja em negrito, clique no nome do deck com botão direito em seguida escolha “Use Deck”.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Entendendo a interface durante as partidas

Um dos destaques do Hearthstone Deck Tracker é a possibilidade de ver o baralho durante a partida. Além disso, o jogador também pode saber quais cartas estão sendo usadas e quais o oponente já lançou no

... campo. Isto ajuda a determinar qual arquétipo o inimigo está utilizando, crucial durante partidas do modo ranqueado.
Veja o que significa cada novo elemento adicionado ao jogo pelo Hearthstone Deck Tracker (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Na imagem acima estão as explicações de cada aspecto da interface. Além de acompanhar o deck e, ao longo da partida, tentar descobrir o baralho do oponente, o Hearthstone Deck Tracker permite saber quais cartas o adversário ainda mantém na mão. Por exemplo, se uma carta está na mão desde o turno zero e está no turno seis, provavelmente é para combo.

Como acompanhar as estatísticas de um deck ou classe no Deck Tracker

Uma das principais funções do aplicativo Hearthstone Deck Tracker é saber se o baralho utilizado está realmente funcionando. O programa calcula a sua probabilidade de vitória, ou seja, o “winrate” do seu deck.

Vale lembrar que um deck só tem probabilidade boa de vitória se for realmente testado ao longo de pelo menos 20 partidas, com oponentes variados. Um winrate abaixo de 55% significa que o deck é bom, mas não ideal para subir rapidamente de rank. Baralhos com valor inferior a 54% já podem ser considerados fracos, pois a probabilidade é que fique no mesmo rank por muito tempo.

Hearthstone Deck Tracker mostra o winrate de cada baralho utilizado (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

A taxa de vitória ficará visível logo após o nome do deck. Além disso, também há a opção “[Old] Game Statistics” que mostra o desempenho de cada baralho e também cada partida jogada. 

Decks com winrate superior a 68% demonstram grande qualidade. Caso o usuário já tenha testado no modo ranqueado por várias partidas, provavelmente subirá mais alguns níveis em pouco tempo. Dificilmente será utilizado apenas um deck para subir de rank, e talvez seja necessário fazer modificações ou trocar de herói para poder prosseguir. 

Qual seu baralho favorito no Hearthsone? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo