Bloodborne é um título de PS4 que fez grande sucesso na plataforma da Sony. Agora ele também está disponível em outra mídia: a de papel. O game foi transformado em jogo de tabuleiro e chegou ao Brasil pelas mãos da editora Galápagos Jogos. Com mecânicas inovadores, combates cooperativos e elementos competitivos, a aventura se mostra uma adaptação autêntica do original, inusitadamente respeitando muitos de seus elementos. Mas será que o jogo consegue levar as emoções do título para as mesas?

Como funciona Bloodborne na mesa?

Bloodborne é um jogo competitivo, mas que possui elementos cooperativos. Cada jogador assume o papel de um caçador, que deve coletar ecos de sangue a cada monstro vencido, enquanto todos tentam vencer as criaturas e o chefão final. Ao longo do caminho é possível prejudicar os outros jogadores da mesa com ataques indiretos. Além disso, as mortes são constantes.

Caixa do tabuleiro de Bloodborne (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Para jogar é preciso colocar cartas na mesa que definem suas ações: algumas realizam ataques nos monstros, outras permitem trocar o equipamento há até mesmo aquela que te leva para o “Sonho do Caçador”, ambiente que também existe no game de PS4, onde você pode descansar, recuperar vida e melhorar seu arsenal.

O desenvolvimento a partir daí é simples: toda rodada há um novo monstro em campo. Os jogadores têm que derrotar cada um deles e evitar que fujam. No caso de um chefe ou chefe final, eles ficam na mesa até serem vencidos e não fogem. Em cada vitória, os responsáveis por aplicar danos nos inimigos ganham recompensas que variam entre ecos de sangue e níveis de experiência nos troféus exibidos nas cartas dos monstros.

... l content-photo">

Componentes de Bloodborne (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A tarefa não é fácil, porém. As criaturas atacam todo turno, com danos obtidos por meio de uma rolagem de dados, que podem aumentar de acordo com o resultado. É comum que os caçadores caiam vez sim, vez não, e que assim percam algum tempo, após serem enviados contra sua vontade ao “Sonho do Caçador”.

O lançamento nacional

Além de simples, o jogo de Bloodborne foi lançado no Brasil não só para atrair quem já é fã da versão eletrônica, mas também tentar fazer com que novatos se interessem pelo hobby de “diversão offline”. “Jogos de franquias famosas no videogame atraem o público que já teve a experiência nos consoles ou no PC e, agora, vai poder reviver essa experiência de uma forma diferente, que só o board game pode oferecer”, declara Rodrigo Gyodai, diretor de marketing da Galápagos Jogos, em entrevista ao TechTudo.

Detalhe de um dos chefes de Bloodborne (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ainda segundo Gyodai, o lançamento de Bloodborne no Brasil foi incentivado por conta “da mesma intensidade que transformou o jogo de videogame em um enorme hit”. O executivo também lembra que ele foi criado por Eric Lang. Para os fãs de board games, este nome é familiar, pois trata-se do autor de muitos outros sucessos já lançados no Brasil, como Blood Rage, Godfather: Império Corleone, Quarriors e também é co-criador de Arcadia Quest.

Tem mais parecido com este?

Mas este não é o único board game da Galápagos Jogos inspirado em videogame ou com alguma base de comparação em relação à mídia eletrônica. O sucesso de estratégia XCOM também ganhou sua versão em papel e plástico, com um título que mescla estratégia em tempo real e também utiliza aplicativo para guiar a ação dos jogadores na mesa.

XCOM foi outro lançamento da Galápagos inspirado em game (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A mecânica de XCOM não tem nenhuma relação com a de Bloodborne. Enquanto o primeiro é um game com diversos componentes – miniaturas, dados, cartas, tabuleiro grande, marcadores –, o segundo é mais focado em ser um game de cartas com elementos de blefe, tabuleiros pequenos e alguns dados. Mas isso não quer dizer que um seja melhor do que o outro, pois são experiências distintas.

Outro título que os fãs de videogames podem curtir e disponível no Brasil é Krosmaster Arena. Ele é um game de estratégia, apresentando combate entre equipes, inspirado pelos jogos online Dofus e Wakfu. Personagens dos dois títulos se encontram por aqui, com uma coleção de miniaturas bem diferenciada, coloridas e esculpidas em detalhes.

Portal é outro jogo com board game, mas ainda sem previsão de chegar ao Brasil (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Contudo, muitos são os jogos de tabuleiro inspirados em videogame ainda inéditos no Brasil, como Portal, mostrado na imagem acima, Assassin’s Creed, This War of Mine e Resident Evil. Rodrigo Gyodai diz ainda que há planos de trazer mais, porém ele não revela quais e diz ainda que nem tudo é tão simples. “Como esses planos ainda dependem de negociações e muita preparação, não podemos falar ainda. Mas muita gente vai ficar feliz com os lançamentos dos próximos anos”, completou.

Quais jogos de tabuleiro merecem versões para tablets? Opine no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo