O Skype é um mensageiro popular, principalmente, para chamadas de vídeo. Apesar disso, o programa oferece diversos outros recursos, incluindo uma versão voltada para o mundo empresarial, com funções exclusivas. Ao contrário da opção gratuita, disponível para o público geral, o Skype for Business é indicado para o ambiente corporativo e pode ser adquirido apenas dentro do pacote Office 365 Enterprise. Veja a seguir quais são as principais diferenças entre as versões e conheça algumas vantagens do programa da Microsoft para negócios.

Skype for Business é a versão do programa de chamadas para empresas (Foto: Divulgação/Microsoft)

Apesar de parecer similar ao Skype padrão, a versão Business traz algumas diferenças importantes para quem deseja utilizar o programa na sua empresa. O aplicativo tem como objetivo ser uma plataforma única para a companhia, com recursos de chamadas, conferências e vídeos, por exemplo. Dessa forma, todos os funcionários podem se conectar, usando um único software.

Possibilidade de incluir mais pessoas em uma chamada

Enquanto o Skype comum pode fazer chamadas com até 20 pessoas, a versão empresarial suporta até 250 usuários e ainda oferece mais opções de configurações para as conferências. Além disso, é possível gravar e transmitir as chamadas para até 10 mil participantes, dependendo da maneira como você deseja exibir suas reuniões.

Outra função interessante durante as conferências, é a de colaboração entre os participantes, que podem adicionar documentos em anexo e responder a enquetes criadas pelo responsável pela chamada. Também é possível qu

... e os participantes façam perguntas para que o gestor da reunião responda.

Skype for Business é indicado para reuniões empresariais (Foto: Divulgação/Microsoft)

Integração com o Pacote Office

Por causa das funções colaborativas das chamadas do Skype for Business, a Microsoft transformou o programa em um centro integrado a todos os outros aplicativos da suíte Office 365 Enterprise. Isso significa que o usuário tem acesso a documentos do Word, Excel, Powerpoint e OneNote diretamente pelo Skype. Enquanto a apresentação é feita, os participantes podem incluir anotações no arquivo em tempo real.

Além disso, também é possível integrar o programa com o Outlook e marcar reuniões no calendário corporativo do app. Os participantes, se quiserem, podem entrar na conferência por meio do programa de e-mail. Essa integração não existe na versão gratuita do Skype.

Mais segurança na troca de mensagens

A versão padrão do programa já vem com criptografia para as conversas e chamadas de áudio, mas a edição empresarial traz uma autenticação mais forte, com segurança reforçada para as companhias. Assim, o app garante que mensagens instântaneas e chamadas de vídeo não serão interceptadas e acessadas livremente por terceiros.

Skype for Business oferece mais segurança nas conversas entre funcionários (Foto: Reprodução/Microsoft)

Disponibilidade e contas

Assim como a versão padrão do programa, o Skype for Business está disponível para computadores com os sistemas Windows e macOS, assim como para celulares Android, iPhone (iOS) e Windows 10 Mobile. Para baixar as versões para desktop, basta acessar o site oficial da ferramenta. Já o aplicativo para celular deve ser solicitado junto à Microsoft, que envia um link para download por e-mail.

Skype for Business está disponível em todas as plataformas (Foto: Divulgação/Microsoft)

Outro método para utilizar o Skype for Business é por meio do Outlook, agindo de maneira similar ao Skype Web. Para criar uma conta no Skype for Business, é necessário que o setor responsável pela empresa defina novos usuários por meio do Office 365 Enterprise, ou seja, não é possível que o usuário faça seu cadastro individualmente.

Skype parou de funcionar: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo