O iPhone conta com duas outras formas de redefinir o aparelho, além da tradicional. Trata-se do modo de recuperação e do modo DFU (Device Firmware Update). O primeiro permite reinstalar o sistema do celular a partir do computador, enquanto o segundo faz uma restauração de software profunda no dispositivo. Isto é útil para tentar resolver problemas que insistem em continuar após uma formatação simples.

Confira, nos tutoriais a seguir, como colocar o iPhone 8 ou iPhone 8 Plus em modo de recuperação e em modo DFU. Nas últimas gerações do smartphone da Apple, o procedimento difere um pouco dos modelos anteriores. Isso se deve à mudança de comportamento do botão home, que é operado via software e não funciona com o aparelho desligado.

Aprenda a colocar o iPhone 8 e 8 Plus em modo de recuperação e modo DFU (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Modo de recuperação

Passo 1. Conecte o seu iPhone 8 ao computador. Agora, pressione e solte o botão aumentar volume, pressione e solte o botão diminuir volume e mantenha o botão lateral pressionado.

... 4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAATABkDASIAAhEBAxEB/8QAGAAAAwEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAYHCAX/xAAXAQEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAEAwIF/9oADAMBAAIQAxAAAAFJs8SfIr0NzM5IeoaNkYGQcUO2H//EAB0QAAICAgMBAAAAAAAAAAAAAAMEAgUABgESIhT/2gAIAQEAAQUCSYNaFFG15YTahaIeMqwzCROxhaS2RQYo9j5qqIAxuXDDu5eq76z5/8QAHxEAAQMDBQAAAAAAAAAAAAAAAQACAwQREiExM0KB/9oACAEDAQE/ATH2J0QfkMhsVA0Oks4Kj4vSv//EABwRAAICAgMAAAAAAAAAAAAAAAACAyEEYQERE//aAAgBAgEBPwHHj9NEkTLzY1GVap3s/8QAKxAAAQIEBAILAAAAAAAAAAAAAQIDAAQSIRETIjEyYQUjM0FScYGRkqHw/9oACAEBAAY/AsoajvSlN1Q3OTM4EvIuhlJ0+R5QiZDmlQ4R3co4RCpptqgy6MwKCxvsB6wrrHBYVgD9eEuyjpV4zjYxsr2ifKGwCaB9R0o2hxSG6C5SmwqThSYaeN3M9SMeRxOEds58zH//xAAhEAACAgIBBAMAAAAAAAAAAAABEQAhMUFRYXGx8IHB8f/aAAgBAQABPyEJWFA90hBMmSQIVaQQo7lgBNKMGyexgz3qGcHRw2CO2KtQcAPmNh8dXxDaFplhwVzU/YQyXDHNMfMBlDIwriyme+540AEYBgXPTPuf/9oADAMBAAIAAwAAABD0Z9z/xAAbEQEBAAMBAQEAAAAAAAAAAAABEQAhMVFB0f/aAAgBAwEBPxAdiiaLXvCV3NeNwxPpNeMeeJkcEj0vxxtHz8M//8QAHREBAAMAAQUAAAAAAAAAAAAAAQARITFBYXGxwf/aAAgBAgEBPxDUDY4v7uZ52sgCtWCc6PXS4lCdoSuvPaf/xAAbEAEBAQEAAwEAAAAAAAAAAAABESEAMUFhEP/aAAgBAQABPxAF2a8hnx+vo4PmIodBS2YodfXbN1EVhFWxT2lAE6cVP6exRbYceC/BSJyIVIAaxMAQUXeWYQKQVUDVKlGjnj8b2smtOPq5S9g5BUcCBEo0Dh407FtzwjJIkCSEM/OH/9k=">

Pressione os botões de volume e lateral conforme indicado (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 2. Continue apertando o botão lateral até o aparelho reiniciar, mesmo após o logotipo da Apple aparecer na tela. Solte o botão apenas quando vir o ícone do iTunes.

Continue pressionando o botão de volume (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 3. Abra o iTunes no seu computador. O programa irá detectar que o dispositivo está em modo de recuperação e oferecerá as opções de restauração disponíveis.

iPhone em modo de recuperação conectado ao iTunes (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso queira sair do modo de recuperação, basta manter o botão lateral pressionado até o iPhone reiniciar.

Modo DFU

Passo 1. Conecte o seu iPhone 8 ao computador. Agora, pressione e solte o botão aumentar volume, pressione e solte o botão diminuir volume e mantenha o botão lateral pressionado por cerca de 10 segundos.

Pressione os botões de volume e lateral conforme indicado (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 2. Após os 10 segundos, pressione novamente o botão diminuir volume e aguarde aproximadamente 5 segundos. Em seguida, solte o botão lateral e continue pressionando o botão diminuir volume por mais 10 segundos e solte.

Continue pressionando o botão de volume (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 3. Abra o iTunes no seu computador. O programa irá detectar que o iPhone está em modo DFU e oferecerá as opções de restauração disponíveis. É normal que a tela do aparelho fique preta e ele não responda a nenhum comando.

iPhones em modo DFU conectado ao iTunes (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para sair do modo DFU, pressione e solte o botão aumentar volume, pressione e solte o botão diminuir volume e mantenha o botão lateral apertado até o logotipo da Apple aparecer. Depois, solte o botão e aguarde o iPhone reiniciar.

Pronto! Aproveite as dicas para restaurar o software do seu iPhone e resolver problemas.

Como recuperar o iPhone sem a senha do iCloud? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo