O ano de 2017 trouxe para os smartphones uma infinidade de jogos de qualidade que transformaram celulares em verdadeiros consoles portáteis. Alguns deles se destacaram dentro de seus gêneros e, pensando nisso, resolvemos listas alguns dos melhores games de ação lançados no último ano para Android e iOS.

Super Mario Run - Android e iOS

Lançado em forma limitada no final de 2016, Super Mario Run chegou em 2017 para todos os celulares como o primeiro game oficial do encanador. Nele, você corre por fases, pulando e coletando itens, como nos títulos lançados nos consoles da Nintendo.

Super Mario Run é um jogo cuja mecânica se parece muito com as de corrida infinita (Foto: Divulgação/Nintendo)

Super Mario Run passou por algumas críticas relacionadas ao preço e a maneira como as fases são liberadas, mas isso não impediu que milhares de jogadores o baixassem e se divertissem ao longo de 2017.

Icey - Android e iOS

Icey é um jogo de plataforma lançado também para PC e PS4, mas que chegou perto do final do ano para Android e iOS. Ele impressiona pelo estilo hack ‘n slash frenético, que funciona muito bem na tela dos smartphones.

... iv>

Icey é um hack 'n slash para PC que ganhou versão para celulares (Foto: Divulgação/X.D. Network)

O jogo tem uma história um pouco confusa, mas a ação e gráficos envolvem o jogador na medida certa, tornando-o imperdível.

Space Marshals 2 - Android e iOS

Space Marshals 2 aposta em ação com visão isométrica, misturando tiroteio e momentos stealth com missões divertidas e desafiadoras. Mesmo lançado de maneira incompleta, o título conseguiu milhares de downloads, com jogadores que continuaram investindo nele conforme a finalização.

Space Marshals 2 (Foto: Divulgação/Pixelbite)

Mesmo com uma proposta um tanto batida (soldados lutando contra alienígenas no espaço), Space Marshals 2 se destaca pelo gameplay e fases bem planejadas, que proporcionam horas de diversão.

N.O.V.A. Legacy - Android e iOS

Apostando em um gameplay em primeira pessoa, você pode explorar grandes fases em N.O.V.A Legacy no papel de um soldado aposentado que precisa voltar à ação para lutar contra alienígenas. Em alguns momentos, o game não apresenta os melhores gráficos do gênero, mas sua jogabilidade é tão fluída que compensa.

N.O.V.A. Legacy (Foto: Divulgação/Gameloft)

Além disso, é possível jogar com outros jogadores em partidas multiplayer em tempo real, algo que chama ainda mais atenção para um jogo mobile.

World War Heroes - Android e iOS

Aproveitando o retorno de grandes franquias de FPS de consoles aos conflitos da Segunda Guerra Mundial, World War Heroes coloca os usuários no meio da Grande Guerra, participando de combates multiplayer.

World War Heroes (Foto: Divulgação/Game development ltd)

Um dos chamativos de World War Heroes é colocar veículos no campo de batalha para conseguir explorar todo o cenário. Os gráficos também chamam bastante atenção, fazendo com que o título acabe não rodando tão bem em aparelhos mais antigos.

Sniper: Ghost Warrior - Android e iOS

Versão do jogo de consoles e PC, Sniper: Ghost Warrior volta com ação em primeira pessoa, mas dando a possibilidade de não se aproximar muito dos seus alvos, agindo de longe, com um rifle de alta precisão.

Sniper: Ghost Warrior (Foto: Divulgação/CI Games)

Mesmo tendo elementos “freemium”, o game ainda permite diversão descompromissada, graças às suas fases curtas e simples de completar. Talvez por isso, o título foi um dos mais baixados do gênero ao longo de 2017.

Streets of Rage - Android e iOS

Em 2017, a SEGA começou a relançar grandes jogos em formato mobile. Chamado de SEGA Forever, a ação trouxe aos celulares Streets of Rage, considerado por muitos como um dos melhores beat ‘em ups já feitos.

Streets of Rage 2 (Foto: Reprodução/Gaming Archive) (Foto: Streets of Rage 2 (Foto: Reprodução/Gaming Archive))

Na pele de um trio de policiais tentando derrubar os chefes de uma poderosa gangue, Streets of Rage segue como um dos melhores exemplares do gênero, com uma trilha sonora impecável e algumas horas de diversão.

Gunstar Heroes - Android e iOS

O segundo “SEGA Forever” é Gunstar Heroes, lançado para Android e iOS. O game de tiro, lançado originalmente para Mega Drive, chega completo aos smartphones.

Gunstar Heroes disponível no SEGA Forever (Foto: Divulgação/SEGA)

Com gráficos coloridos e um gameplay primoroso, Gunstar Heroes é um dos títulos da era 16 bits que sempre aparecem listas dos melhores jogos já lançados na época.

Comix Zone - Android e iOS

Comix Zone é um jogo originalmente lançado para Mega Drive, mas que já foi relançado algumas vezes para outras plataformas, como PS3 e Xbox 360. Em 2017, ele finalmente chegou ao Android e iOS, contando a história de um quadrinista que é puxado para dentro de um gibi, tendo que lutar contra suas criações para se salvar.

Comix Zone (Foto: Divulgação/SEGA)

O game tem um estilo visual que casa muito bem com a ideia de um quadrinho, gameplay bem fluído e uma dificuldade muitas vezes absurda, elementos que fazem dele um dos melhores jogos lançados para smartphones em 2017.

Injustice 2 - Android e iOS

Após um antecessor cheio de qualidades, Injustice 2 voltou apostando na mesma fórmula, com novos personagens e visuais para continuar a história do universo paralelo em que Superman é o grande vilão da Terra.

Injustice 2 (Foto: Divulgação/WB Games)

O game aposta na ação frenética, utilizando a mesma engine de títulos mobile como Mortal Kombat X e WWE Immortals, funcionando muito nas telas de smartphones, mesmo aqueles de tamanhos menores. Injustice 2 foi bastante criticado pelo uso de microtransações bem caras para destravar personagens e itens, algo que tira um pouco seu brilho, mas ainda é um ótimo jogo de ação para celulares com Android e iOS.

Quais os melhores jogos para Android? Comente no fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo