O solstício de verão o tema da homenagem do Google desta quinta-feira (21). Achegada do verão — solstício, como é conhecido o primeiro dia da estação mais quente do ano — aparece página inicial do buscador. O Doodle traz uma animação com um simpático roedor que vive embaixo da terra e reencontra a luz do sol após uma ave perfurar o solo.

A animação foi criada pela artista americana Olivia Huynh. Além do Brasil, o doodle está sendo visto por alguns países da América do Sul abaixo da linha do Equador, como Uruguai, Chile e Argentina; pela África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Quadros ajudam a completar a palavra 'Google' (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Google)

... >

O solstício é o momento em que o Polo Sul está mais próximo do Sol. Isso acontece por conta da inclinação, cerca de 23,4 ° em direção a estrela. O fenômeno acontece duas vezes por ano, uma em junho no Polo Norte, e outra em dezembro do Sul. Aliás, o doodle que está sendo mostrado hoje no Brasil é o mesmo de junho visto em alguns países do hemisfério norte.

A data também marca o dia mais longo do ano. O primeiro dia do verão tem 12 horas de luz do sol. A estação teve início oficialmente às 14h28 desta quinta-feira e vai até 13h15 de março de 2018.

Doodle de inverno mostrado para alguns países do hemisfério norte (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Google)

Enquanto inicia o verão nos países abaixo da linha do Equador, no Sul dá início ao inverno. O Google também preparou o doodle do solstício de inverno, visto em alguns países do hemisfério Sul. Nele, o roedor está preparado para os dias de frio, com um estoque de comida e agasalho.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo