O Canva, editor online de design descomplicado, ganhou uma versão para celulares com Android. Assim como a versão web, o app permite criar miniaturas para vídeos do YouTube com fontes, filtros e imagens estilizadas, o que pode ajudar o canal a ganhar mais relevância e melhorar sua identidade visual.

O processo é bastante simples. Depois que o trabalho estiver pronto, o site permite, ainda, que o usuário salve o resultado na galeria no smartphone ou compartilhe nas redes sociais com amigos. O passo a passo abaixo foi em feito em Moto G5 com Android 7 Nougat.

Aprenda a criar capa para o YouTube com o Canva (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Encontrando modelos

Passo 1. Após baixar o app do Canva, crie uma conta ou faça login usando o Facebook, Gmail ou outro e-mail.

... 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">

Faça login no Canva (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 2. Com a conta pronta, deslize a tela para baixo até encontrar a opção "YouTube Thumbnail" (miniatura do YouTube, em inglês).

Escolha a seção YouTube Thumbnail (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 3. Escolha um dos modelos disponíveis na seção.

Escolha um dos modelos disponíveis (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Dicas de edição

Passo 4. Para fazer alterações no design, basta tocar sobre alguma parte dele. Para mudar a imagem, por exemplo, toque sobre a figura que deseja substituir e o app dará acesso à galeria do smartphone. Selecione uma das fotos para substituir.

Clique para escolher uma nova foto para a miniatura (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 5. Para fazer alterações em um objeto, toque sobre ele e arraste suas extremidades. Você também poderá mudar a cor ou adicionar transparência.

Mude o tamanho ou a cor de objetos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 6. Para mudar o tamanho ou fonte do texto, toque sobre a frase que está na figura e a opção para realizar alterações aparecerá abaixo.

Clique no texto para mudar a fonte e a mensagem (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 7. Para adicionar filtro, toque novamente sobre a imagem, vá em "Filter" e escolha o filtro que deseja usar.

Adicione filtro às suas imagens (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 8. Caso você queira começar seu design totalmente do zero, toque nos objetos e depois na lixeira para eliminar um por um. Depois, clique no símbolo de "+" para adicionar outros elementos.

É possível começar um design do zero excluindo todos os elementos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Salvando o design

Passo 9. Para salvar seu trabalho, toque em "Share" (compartilhar, em inglês), no canto superior direito e escolha o app onde deseja salvar. Você pode enviar via redes sociais ou armazenar no Google Drive. Para salvar no celular, toque em "Fazer upload no Fotos".

Escolha um app para salvar sua imagem (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 10. Faça o upload, espere a imagem carregar, e ela estará salva.

Faça o upload da imagem (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Qual é o melhor app gratuito para editar fotos? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo