O Snapchat revelou na quarta-feira (29) uma série de mudanças em seu design, pensadas para tornar o acesso aos snaps de amigos mais fácil e intuitivo. Em essência, a alteração criou duas listas diferentes de contatos, uma reservada a pessoas comuns e outra, a conteúdos de marcas, criadores e mídia. A atualização deve ser liberada para todos os usuários em fases e, segundo a Snap, estará disponível no Brasil e em outras partes do mundo em poucas semanas. Entenda o que mudou no app.

Amigos

Apesar das alterações, a tela inicial do Snapchat continua sendo a câmera. Deslizando para a esquerda, o usuário terá acesso a uma nova página de amigos dinâmica, que exibe ao mesmo tempo conversas, Histórias e Bitmojis.

Com o tempo, o aplicativo vai aprender quais as pessoas com quem o usuário mais se comunica, colocando-os em uma nova categoria, chamada de “Melhores amigos”, que é usada para facilitar o acesso a estes contatos. Os conteúdos publicados serão exibidos em ordem. Em primeiro lugar, estarão Snaps e conversas novos, seguidos da lista de melhores amigos e, por fim, outros contatos.

Nova página de Amigos do Snapchat (Foto: Divulgação/Snapchat)

Descobertas

Já ao deslizar para a direita, o usuário poderá encontrar uma nova página de Descobertas, onde estarão agrupados conteúdos interessantes criados por marcas, criadores e pela comunidade. Eles serão organizados em tela cheia e com rolagem vertical e ordenados com base em sua relevância. Ou seja, algoritmo.

Algoritmos no Snapch

... at

Esta organização é feita com base em algoritmos, mas todos os Snaps passam por uma equipe de moderação. “Acreditamos que este balanço de revisão humana e customização automática oferece a melhor experiência”, explica o Snapchat.

Em 2018, a expectativa do aplicativo é introduzir novos recursos nesta área, permitindo que criadores de conteúdo possam distribuir melhor seus Snaps e tenham novas oportunidades de monetização, chegando a mais pessoas.

Algoritmo vai mostrar melhores amigos e histórias de interesse (Foto: Divulgação/Snapchat)

Outras novidades inclusas no novo design são uma nova página de gerenciamento de Histórias que pode ser acessada a partir de um novo perfil do usuário, a criação de Histórias coletivas para cada chat em grupo e a introdução de recursos como Mapas e Histórias Oficiais na página de Descobertas e de Busca.

Novo perfil de usuário do Snapchat (Foto: Divulgação/Snapchat)

Via Snapchat

Tire dúvidas sobre o Snapchat no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo