Smartphones da marca Blu receberam uma atualização de software que inutilizou alguns aparelhos, bloqueando o acesso com uma senha desconhecida. Donos do modelo BLU Life One X2 relataram que, após o download do update, o celular se torna basicamente um peso de papel. Ao ligá-lo, o telefone pede uma senha alfanumérica que não coincide com os dados configurados pelo usuário.

A fabricante, baseada nos Estados Unidos, confirmou o problema por meio da página oficial no Facebook. Por enquanto, a única maneira de recuperar acesso aos dispositivos afetados é restaurando para as configurações de fábrica, o que faz com que o usuário perca dados.

BLU Life One X2 é afetado por atualização que bloqueia acesso do usário (Foto: Divulgação/Blu)

Ainda não se sabe o motivo que leva a atualização do Android travar BLU Life One X2. Em resposta a reclamações no Facebook, a Blu se desculpou pelo ocorrido e garante estar “atualmente investigando e tentando corrigir o problema”. Não há previsão para a chegada de uma nova atualização de correção.

Para corrigir o defeito antes da solução oficial, a empresa recomenda que usuários recorram ao reset completo do celular. Como o sistema está bloqueado, é preciso acessar o menu de recuperação do aparelho usando uma combinação de comandos com os botões físicos. A sequência é a seguinte:

  1. Desligue o aparelho
  2. Pressione e segure os botões volume para cima e liga/desliga por alguns segundos
  3. Assim que o símbolo da Blu aparecer na tela, solte a tecla de liga/desliga.
  4. Mantenha o botão de vo
... lume pressionado até que o Modo de Recuperação (Recovery Mode) surja na tela.
  • Use os botões de volume para navegar no menu e selecione a opção “wipe data/factory reset”.
  • BLU Life One X2

    BLU Life One X2 tem versões com 2 GB ou 4 GB de memória RAM (Foto: Divulgação/Blu)

    O Life One X2 foi lançado em setembro de 2016 como um concorrente de celulares intermediários, como o Moto G4 e, mais tarde, o Moto G5. O aparelho tem duas versões, ambas com tela de 5,2” e resolução Full HD e processador Snapdragon 430, ideal para tarefas básicas no celular. O modelo mais simples tem memória RAM de 2 GB e armazenamento de 16 GB, enquanto o mais potente possui o dobro de RAM e 64 GB de espaço para guardar arquivos.

    A ficha técnica inclui também bateria de 3.000 mAh com recarga rápida, além de câmeras de 16 megapixels (traseira) e 8 MP (frontal). O celular sai de fábrica com Android 6 e oferece leitor de impressões digitais para desbloqueio. O sensor, vale lembrar, fica igualmente inutilizado depois da atualização mais recente.

    O BLU Life One X2 não foi lançado oficialmente no Brasil, mas a versão mais simples pode ser comprada em sites de importação. O preço é de cerca de R$ 1 mil.

    Com informações: PhoneArena, Android Police e Blu

    Celular da Blu é bom? Opine no Fórum do TechTudo.



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo