Caso você ainda esteja na dúvida se sua TV Panasonic está ou não pronta para receber o sinal digital, não precisa se preocupar. Descobrir é bastante simples. Para ajudar, o TechTudo traz uma lista com aparelhos da fabricante que não vão precisar de um conversor. Se o usuário não souber exatamente o modelo do televisor, também pode conferir algumas dicas que reunimos para confirmar de vez se é necessário comprar algum dispositivo extra ou se dá para esperar tranquilamente pela obrigatoriedade do novo sinal na sua região.

O governo brasileiro vai desligar o sinal analógico entre 2016 e 2018 e a expectativa é de que a substituição seja feita até o final do último ano. A iniciativa tende a eliminar chuviscos e fantasmas das imagens e deverá dar mais espaço e potência à Internet 4G.

Apesar de já existir no país desde 2007, nessa época, o sinal digital só estava disponível para assinantes de TVs por assinatura e era necessário pagar por ele. No entanto, atualmente, qualquer brasileiro tem direito a uma versão digital dos canais abertos de maneira gratuita, por isso, é preciso saber qual a melhor forma de obtê-la.

Descubra se sua TV Panasonic está pronta para o sinal digital

O ano de fabricação é o mais importante. As TVs Panasonic à venda no mercado já são mais modernas, mas modelos comprados há mais tempo podem não ter tecnologia suficiente para a nova TV digital. Saiba, porém, que se o produto for LCD, LED ou plasma, e tiver sido fabricado a partir de 2010, ele já deve ter o conversor embutido e não precisa de nenhum aparelho extra – somente uma antena UHF.

... 3.52173913 9.625,4.9826087 9.625,6.7826087 C9.625,8.5826087 8.225,10.0434783 6.5,10.0434783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> TVs Panasonic: saiba se a sua está apta para o sinal digital (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Se sua televisão for uma das mais antigas, como as de tubo, ela não está apta para receber o sinal digital, mesmo que, por algum motivo, tenha sido fabricada recentemente. Mas nem tudo está perdido: se ela contar com entrada para cabo RCA, nas cores vermelho, amarelo e branco, você só precisa comprar um conversor digital, que tem preço baixo, e conectá-lo na parte traseira de sua TV. Você tem canais por assinatura legalizados? Então, pode ficar tranquilo: a maior parte das operadoras já trabalha com o sinal mais moderno.

Confira, abaixo, a lista das TVs Panasonic aptas para receber o sinal digital. As informações são do site oficial da TV Digital Brasileira. Não encontrou seu modelo na lista? Procure um antenista credenciado para te ajudar ou verifique se os dados estão atualizados.

Como usar o WeCast para assistir Netflix e filmes? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo