O Files Go é um explorador de arquivos gratuito do Google que permite limpar o armazenamento do celular para otimizar seu desempenho. O app possui, ainda, algumas vantagens em relação a outros programas do tipo, como o fato de ser totalmente gratuito, leve e livre de anúncios.

Veja, no tutorial a seguir, como instalar o Files Go no seu smartphone. Vale lembrar queo aplicativo ainda está em fase de testes e, por isso, pode apresentar alguns bugs. Além disso, a instalação requer alguns passos extras. O procedimento foi realizado em um Moto E4, com Android 7.1.1 (Nougat), mas as dicas valem para outros smartphones com o sistema do Google.

Aprenda a instalar e usar o Files Go no Android (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. Acesse o link direto para o aplicativo na Google Play Store: play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.nbu.files. Este passo é necessário pois, como o app ainda está em teste, ele não aparece na busca. Na loja de aplicativos, toque em "Instalar" e, quando o processo terminar, em "Abrir".

... 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">

Instalando o Files Go no Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Ao abrir o aplicativo Files Go pela primeira vez, será necessário concordar com os termos do contrato. Para isso, basta tocar em "Agree". Em seguida, será necessário autorizar o app a acessar os seus arquivos. Neste caso, toque em "Permitir".

Concorde com o contrato e permita que o app acesse os seus arquivos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora você pode usar todas as funções do Files Go. Ele tem funcionamento simples: na aba "Armazenamento" ficam algumas ferramentas para liberar espaço na memória do celular. Já em "Arquivos", é possível ver os documentos armazenados no seu telefone.

Usando o Files Go para liberar espaço e gerenciar arquivos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para usar o novo aplicativo do Google antes da maioria dos usuários.

Não consigo baixar nada na Play Store; por que o app não faz download? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo