O Facebook tem uma ferramenta que permite fazer check-in em eventos como se fosse uma localização. A vantagem é a possibilidade de criar um post mostrando a participação em um evento público sem precisar confirmar presença na página. Além de não receber notificações indesejadas, o usuário aumenta sua privacidade, controlando nas configurações da postagem quem poderá ver sua presença no local.

Chamado "Marcar evento", o recurso foi incluído na atualização de status e está sendo liberado aos poucos para os aplicativos para celular Android e iPhone (iOS). Confira no tutorial a seguir como fazer check-in em um evento do Facebook.

Passo 1. Ao abrir o Facebook no celular, clique na barra de atualização de status. Expanda o menu inferior e desça até chegar à opção "Marcar evento". Toque nela.

Indicação do novo recurso "Marcar evento" no app do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Veja que o Facebook sugere os eventos públicos que estão ocorrendo no dia ou em datas próximas. Você também pode tocar no campo "Pesquisar eventos" para procurar algum que não esteja listado. Ao encontrar, basta dar um toque para que seja criada uma nova postagem com o evento no lugar do check-in. Se desejar, altere as configurações de privacidade, insira legendas e fotos ou marque amigos. Depois clique no botão "Publicar".

... media__image-centered">

Criação do post do Facebook com evento incluído como check-in (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Sua participação no evento foi compartilhada com os amigos do Facebook por meio de um post, como se fosse uma localização. Entre na página do evento e veja que sua presença não foi confirmada. Por ali, também é possível criar um post do mesmo tipo pressionando o botão "Check-in".

Post do Facebook com evento marcado como check-in (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Facebook travando no celular: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo