O aplicativo do YouTube está consumindo mais bateria do que deveria no iPhone, segundo diversos relatos de usuários em redes sociais. Foram tantas reclamações que o próprio Google reconheceu que há um bug. A empresa disse que está trabalhando em uma solução e recomendou que os internautas afetados pelo problema acessem o site de vídeos diretamente pelo navegador do smartphone.

O transtorno está afetando aparelhos que tenham sido atualizados para o iOS 11.1.1. O update, lançado na última semana, corrige um erro no teclado responsável por trocar a letra "a" pela letra "i", além de um defeito no comando "Hey, Siri".

Donos de iPhone X também relataram consumo excessivo de bateria ao usar YouTube com iOS 11.1.1 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

De acordo com os relatos no Twitter e Reddit, em alguns casos, o YouTube consome um total de 20% da bateria após uma sessão de 30 minutos assistindo a vídeos. O problema está afetando a maioria dos dispositivos com a versão mais recente do sistema, incluindo os iPhone X, iPhone 7 e iPhone SE.

Além do consumo excessivo, também foram relatados problemas de superaquecimento com iPads e iPhones, mesmo quando o aplicativo está em segundo plano.

O Google, por meio da sua conta dedicada ao suporte do YouTube no Twitter, informou que está ciente dos casos e está trabalhando para consertar o defeito. No entanto, não deu um prazo para que uma atualização de correção seja lançada.

...

A recomendação, por enquanto, é evitar abrir o YouTube no sistema móvel da Apple. Caso seja necessário ver algum vídeo, a melhor forma para evitar o consumo excessivo de bateria é abrindo o site no navegador.

iOS 11 tem histórico de problemas

Apesar deste erro específico está sendo associado apenas ao aplicativo do YouTube, o iOS 11 tem um histórico de problemas com bateria. A autonomia tem sido o grande gargalo do sistema: há relatos de casos em que a versão consumiu até 60% mais de energia do que a anterior. Novos patches de correção foram lançados, mas o consumo de bateria ainda não chegou no nível do iOS 10.

Com informações: Reddit, 9to5Mac, PhoneArena e MacRumors

O consumo de bateria do iOS 11 é maior? Como resolver e economizar bateria no iPhone? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo