A Microsoft prometeu e o Skype Translator já está disponível em português, para o Brasil. A partir desta quinta-feira (10) o tradutor inclui o idioma português brasileiro como um dos sete idiomas oferecidos para tradução simultânea de palavras faladas em video chamadas e conferências. Ou seja, fale em português e seja ouvido em outra língua. Ou ainda, fale em outro idioma e seja ouvido em português, no computador.

Os outros idiomas disponíveis são: inglês, francês, alemão, italiano, mandarim e espanhol. A troca de mensagens de texto traduzidas em tempo real já suporta 50 idiomas diferentes, entre eles o português. Porém, a língua nacional ainda não estava disponível nas chamadas ao vivo por voz e vídeo (VoIP).

Conforme analisa a Microsoft, o português brasileiro é um dos idiomas mais falados do mundo. Sendo assim, é natural que a língua seja escolhida para ser um das primeiras a estrear. Com o sistema, duas pessoas podem falar línguas diferentes, mas conseguem se comunicarem por tradução simultânea.

Skype Translator ganha versão em português brasileiro; veja como funciona (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Skype Translator foi lançado em fase preview, para testes, há cerca de um ano, com suporte ao espanhol e ao inglês para usuários do Windows 8.1.  Com a novidade, o Skype Translator está disponível em versão final no Skype para Windows (desktop) para usuários falantes dos sete idiomas citados: inglês, francês, alemão, italiano, chinês mandarim, espanhol e agora português brasileiro.

Na ocasião do anúncio, Gurdeep Pall, vice-presidente corporativo do Skype, anunciou a prévia pública do Skype Translator que o TechTudo ensinou a instalar e testar. Veja como configurar o Skype Translator no seu computador com Windows. Saiba também como usar, neste rápido tutorial.

"Continuamos extremamente agradecidos aos nossos parceiros da Microsoft Research (centro de pesquisa), que trabalharam incansavelmente para melhorar a precisão da tecnologia e foram fundamentais para o lançamento de mais idiomas", afirma a nota da fabricante de software. 

Microsoft Research testa Skype Translator ao vivo 

No fim de setembro, o Skype Translator, serviço de tradução simultânea para chamadas de voz e vídeo do mensageiro, passou por um teste de fogo. Durante o Microsoft Insights, evento para desenvolvedores que aconteceu em São Paulo, Rico Malvar, cientista-chefe do Microsoft Research, teve um conversa na frente de todos, ainda com a versão preview do sistema em português.

Em um teste feito ao vivo, o sistema se mostrou rápido e fluido. Porém, traduziu algumas palavras erradas, o que rendeu muitas gargalhadas dos desenvolvedores presentes. A Microsoft explicou na época que

... ainda estava fazendo os ajustes finais. Por isso, a versão em português demorou um pouco.

Malvar, que fez a demonstração com outro executivo da fabricante do Windows 10, acredita que o projeto evoluiu muito bem e que tem tudo para estar "redondo", sem erros, em um futuro bem próximo.

Quem deseja testar pela primeira vez o Skype Translator em português ou qualquer outro idioma, vale notar que o acesso é feito pelo menu presente na versão mais recente do Skype (atualize o seu)

Vídeo chamadas do skype ficam salvas no notebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo