Usuários do Facebook e Instagram para Android podem passar por problemas eventuais relacionados à interface do app, ao login na rede social ou mesmo a erros da plataforma. No entanto, para resolver a maioria deles, basta conhecer alguns truques rápidos que não exigem o download de outros programas.

Entre as causas mais comuns para as falhas estão a necessidade de atualização do software e as permissões limitadas para acessar a câmera ou microfone. Veja a seguir formas de resolver falhas e travamentos comuns nos apps de redes sociais.

Confira as dicas para ajustar erros nos apps do Facebook e Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Como encerrar o app para reparar falhas

É possível resolver problemas de travamentos ao reiniciar o app no celular. Para isso, é necessário forçar a parada do programa, inclusive em segundo plano.

Passo 1. Abra o menu de "Configurar" e toque em "Aplicativos".

... 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">

Abra as configurações de aplicativos no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre o app com problema. O processo é o mesmo para o Facebook e Instagram. Em seguida, toque em "Forçar parada".

Abra o aplicativo com erro do Facebook ou Instagram para forçar a parada (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como encontrar atualizações

Alguns bugs nos apps de redes sociais só podem ser resolvidos com um update. Isso pode ser feito de forma simples no celular.

Passo 1. Abra o app nativo da Google Play Store no Android e toque no menu representado por três barras. Depois, vá em "Meus apps e jogos".

Abra o meni dos seus apps na Google Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione a aba de "Atualizações" e encontre o app do Facebook ou Instagram com update pendente. Selecione "Atualizar". Aguarde o download e depois a instalação no celular.

Atualize os apps do Facebook ou Instagram para solucionar falhas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como limpar dados salvos e de cache nos apps

É possível que o excesso de dados esteja travando o acesso ao Facebook ou Instagram no celular. Arquivos temporários também podem causar erros. Desse modo, o indicado é excluir essas informações.

Passo 1. Acesse o menu "Configurar" e selecione "Aplicativos".

Abra as configurações de aplicativos no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione na lista o app que deseja limpar, seja Facebook ou Instagram. Depois, toque em "Armazenamento".

Acesse os dados de armazenamento do app em questão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Toque em "Limpar dados" (isso vai apagar seu login e informações pessoais salvas no app pelo celular) e, depois, em "Apagar cache".

Limpe os seus dados e o cache no app para resolver problemas de login (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como adicionar permissões para Facebook e Instagram

Esse processo é necessário para que o app acesse a câmera ou armazenamento do smartphone, por exemplo. Caso você não consiga tirar fotos ou gravar um áudio pelo Facebook ou Instagram, é possível que você tenha removido as permissões.

Passo 1. Toque no menu "Configurar" e selecione "Aplicativos".

Abra as configurações de aplicativos no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre o app em questão na lista (Facebook ou Instagram, com mesmo procedimento) e toque em "Permissões".

Acesse as permissões do app no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Será exibida uma lista de recursos que o app pode acessar ou não. Para liberar o uso, basta mudar a chave de cinza (desativado) para verde (ativado).

Ative as permissões para uso do Facebook ou Instagram no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Reinstale as redes sociais no celular

Passo 1. Primeiro, é necessário remover o app do celular. Para isso, abra o menu de "Configurar" e acesse os "Aplicativos".

Abra as configurações de aplicativos no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre na lista o app com problemas – neste exemplo, o Instagram. Selecione "Desinstalar" e confirme em "OK".

Desinstale o aplicativo que está dando problema no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Agora, baixe o app novamente. Para isso, abra a Google Play Store no celular e busque pelo app que desinstalou, seja Facebook ou Instagram. Confirme em "Instalar" e aguarde até que o processo seja concluído com sucesso.

Instale novamente no celular o aplicativo da rede social (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como visualizar novamente um direct do Instagram? Troque dicas no Fórum.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo