Participantes do Windows Insider — programa de testes da Microsoft — já podem instalar a build 17017 do Windows 10, enquanto domésticos comuns do sistema tiveram acesso nesta segunda-feira (16) a uma atualização que corrige o aparecimento da "tela azul da morte" causado por um update anterior, liberado na última quarta-feira (10).

Com relação à prévia número 17017, as novidades importantes são relacionadas sobretudo com a assistente Cortana, que passa a ter mais integração com a Central de Ações do computador, além de atalhos para pesquisas recorrentes. Outra novidade de destaque da build é a possibilidade de que aplicativos da Windows Store sejam configurados para serem inicializados com o Windows.

Cortana Collections permite agregar consultas frequentes para facilitar sua vida (Foto: Divulgação/Microsoft)

Quem não participa do Insider e usa apenas versões estáveis do software deve atualizar o Windows 10 para fugir do aparecimento da tela azul, visto na atualização de segurança liberada na última quarta-feira (10). Um erro no processo de publicação fez com que o pacote gerasse problemas de inicialização em algumas máquinas, sobretudo em ambientes corporativos. Segundo a Microsoft, o novo update liberado a todos os usuários do Windows 10 resolve o problema de forma definitiva.

Novidades da build 17017

Na build 17017 um dos destaques é a Cortana Collections, que agrega buscas recorrentes de forma mais organizada. Itens pesquisados com frequências, como uma série de TV, receitas, livros e estabelecimentos comerciais podem ser abrigados na ferramenta, que organiz

... a tudo em uma lista.

Assim, o usuário pode usar a Cortana como um atalho para essas buscas, evitando a necessidade de digitar ou ditar por voz tudo de novo na caixa de pesquisa do Windows 10, ou no navegador.

Outra novidade relacionada à Cortana está relacionada à Central de Ações. Segundo a Microsoft, a partir de agora, as interações com a Cortana poderão ser mais facilmente acompanhadas por meio da Central de Ações. A novidade atende uma demanda dos usuários que se sentiam perdidos por nem sempre existir clareza sobre onde informações de interações com a assistente de voz seriam exibidas: se na interface da Cortana ou na Central de Ações. Agora, tudo vai mesmo para a Central.

Outra grande novidade promovida pela nova compilação do Windows 10 é a possibilidade de que aplicações UWP (aplicativos distribuídos pela Windows Store) sejam configurados para iniciar junto com o sistema operacional ao ligar o PC. Esse tipo de função estava antes restrito a aplicativos Win32 e deve tornar o uso do formato UWP ainda mais atraente para usuários avançados.

Para configurar a inicialização de um app UWP com o Windows, basta acessar “Configurações” e “Aplicativos”. Lá, escolha quem pode "abrir junto" ao ligar o seu computador ou notebook.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo