Além de exibir resultados que indicam o endereço de páginas da Internet que possuem o conteúdo procurado, o sistema de pesquisas do Google mostra aguns resultados de imediato, sem que você precise clicar em nenhum site. É possível fazer conversão de moedas ou unidades de medida, conferir um fuso horário, o clima ou ações da bolsa de valores, por exemplo. Veja quinze pesquisas que você pode fazer usando a Gigante das Buscas e sem acessar nenhum outro site.

Google (Foto: Reprodução/Reuters)

1 – Conversão de moedas

Preocupado com a cotação do dólar? O Google pode mostrar o quanto seu dinheiro — em qualquer moeda — está valendo com uma busca rápida. O site também é capaz de converter moedas de vários países. Use: "x para moeda y".

... QKuagn0YMjlUZUlt6P/xAAUEQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAQ/9oACAEDAQE/AT//xAAUEQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAQ/9oACAECAQE/AT//xAAbEAACAgMBAAAAAAAAAAAAAAAAARAhETFxAv/aAAgBAQAGPwLeOsr0mbi1kpJcFH//xAAeEAEAAgEEAwAAAAAAAAAAAAABABFhECExoUFxsf/aAAgBAQABPyEMqpfPE8Cw3FLfzPbqbQQyQ6+qgiFrT//aAAwDAQACAAMAAAAQA8//xAAUEQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAQ/9oACAEDAQE/ED//xAAUEQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAQ/9oACAECAQE/ED//xAAfEAEAAgEDBQAAAAAAAAAAAAABABEhMVGhEEFhkeH/2gAIAQEAAT8QBRzG1KKV4i+4GrD1L8yCivqX2weB3Yk5i1oJSjYNNIDkksHz0//Z">

Cotações de moedas podem ser consultadas com pesquisa rápida (Foto: Reprodução/Google)

2 – Conversão de unidades

Também é possível converter outros tipos de unidades, como comprimento, tempo, velocidade e até consumo de combustível. A 'calculadora' permite a conversão de unidades para ajudar o usuário a descobrir o volume que está procurando rapidamente, sem buscar por aplicativos. Use: "X medida para ...".

Calculadora faz conversões de unidades (Foto: Reprodução/Google)

3 – Fuso horário

Um recurso é útil para viajantes e pessoas com relações fora do país, e permite descobrir a diferença de horário entre o seu país e o destino da viagem, por exemplo, em poucos segundos. Para usar, basta digitar "horário" e a cidade.

Horários de cidades diferentes podem ser consultados no Google (Foto: Reprodução/Google)

4 – Clima

O Google também fornece informações sobre o clima de uma cidade, variações de temperatura ao longo do dia, direção do vento e volume de chuva esperado. Estes dados podem ser encontrados digitando "clima", seguido da cidade, no topo.

Google responde consultas sobre o clima (Foto: Reprodução/Google)

5 – Ações da bolsa de valores

Usuários interessados em informações financeiras podem consultar as variações de mercado diretamente na página de resultados do Google. Para isto, basta digitar o nome da ação desejada para encontrar sua variação ao longo do dia e gráficos mostrando o comportamento ao longo de outros períodos de tempo.

Informações financeiras são exibidas nos resultados (Foto: Reprodução/Google)

6 – Fórmulas

A calculadora embutida na página de pesquisas da Gigante das Buscas é um dos recursos mais antigos do site. A função é capaz de resolver desde problemas matemáticos simples até cálculos mais complexos, além de desenhar gráficos.

Gigante possui calculadora completa embutida na busca (Foto: Reprodução/Google)

7 – Resultados de jogos

A página de buscas é capaz de fornecer resultados atualizados de partidas de vários esportes em tempo real. Quando seu time não estiver em campo, também é possível ver o resultado de jogos anteriores e a tabela de classificação de campeonatos.

Resultados de jogos podem ser exibidos na busca (Foto: Reprodução/Google)

8 – Horários de filmes

O Google pode usar a localização do usuário para descobrir salas de cinema próximas a ele. Em seguida, o serviço exibe uma lista com filmes em cartaz e seus horários. Este recurso pode ser acessado digitando "horários de filmes" na página.

Google mostra horário de filmes em cinemas próximos (Foto: Reprodução/Google)

9 – Significado de palavras

Se você encontrar uma palavra desconhecida, o Google pode mostrar o que o termo significa. Basta digitar “define” e o vocábulo desejado na página de buscas.

Pesquisa pode funcionar como dicionário (Foto: Reprodução/Google)

10 – Compras

Outro recurso útil permite encontrar uma lista de produtos à venda em lojas online. Isto pode ser encontrado através da aba “shopping”, abaixo da barra de digitação na página de buscas. Organize os resultados por preço, loja por perto.

Gigante ajuda a encontrar itens a venda (Foto: Reprodução/Google)

11 – Horários e melhores preços de voos

Uma função útil para pessoas que viajam bastante, a opção permite encontrar trechos de voo entre aeroportos diferentes em várias partes do mundo, tempo aproximado de viagem, companhia aérea e preço estimado rapidamente.

Busca exibe rotas e preços de voos (Foto: Reprodução/Google)

12 – Tradução

O Google Tradutor também pode ser usado a partir dos resultados de busca. O recurso pode ser acessado digitando o nome da palavra e o idioma para o qual deseja traduzi-la. A caixa do Google Translator vai abrir no topo.

Google Tradutor pode ser usado na página de buscas (Foto: Reprodução/Google)

13 – Lojas e restaurantes próximos

Ao procurar por estabelecimentos comerciais como lojas restaurantes, hospitais, escolas, shoppings e outros, digite "próximo" para ver os locais que estão disponíveis perto de onde você está.

Mapa mostra lojas e restaurantes próximos (Foto: Reprodução/Google)

14 – Contas

Se você recebe faturas de contas por e-mail, o Google é capaz de exibi-las diretamente nos resultados de busca para agilizar o acesso. Quando isto ocorre, as informações só estão disponíveis para o usuário e isso não é revelado para outras pessoas.

Busca pode informar contas em aberto do usuário (Foto: Reprodução/Google)

15 – Letras de músicas

O sistema de pesquisa pode identificar quando o usuário digita o nome de uma música e exibe informações sobre a canção, incluindo a letra, diretamente nos resultados.

Google mostra letras de música nos resultados (Foto: Reprodução/Google)

O que é o Painel de Controle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo