O Facebook lançou, nesta terça-feira (22), o Hand Album – uma nova plataforma para publicação de músicas e clipes de artistas. O recurso, feito em parceria com o Spotify, pode colecionar letras de músicas, imagens e vídeos relacionados a um determinado cantor, cantora ou banda.

A novidade, que está disponível para Android, iPhone ou iPad (iOS), estreia mundialmente com o novo projeto dos Tribalistas. A fanpage da banda na rede social traz as quatro canções que compõem o álbum, acompanhadas de conteúdo multimídia.

Hand Album é a nova ferramenta de música do Facebook (Foto: Ana Marques/TechTudo)

A nova plataforma do Facebook é feita para lançamentos da indústria musical, e se destaca por organizar o conteúdo para consumo no smartphone. Fotos de bastidores, trechos de clipes e outros produtos de divulgação são dispostos na vertical, com suporte a visualização em 360 graus. Além disso, toda a interface é formatada para interação por toque – o usuário pode deslizar para baixo ou para os lados, dependendo das orientações na tela.

A novidade não está disponível na versão da rede social para computadores. Apesar disso, segundo o Facebook, o recurso conseguirá alcançar 117 milhões de usuários só no Brasil.

Como reproduzir o Hand Album

Passo 1. A plataforma musical do Facebook está disponível na página oficial do artista ou banda. Ao acessar a fanpage dos Tribalistas, que são pioneiros do Hand Album no mundo, basta tocar no botão “Reproduzir

... música” para acessar um painel que reúne todo o conteúdo.

Acesse o Hand Album no Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Navegue com deslizes verticais para ver as músicas e trechos dos clipes, além de informações como letra, autores e link direto para ouvir no Spotify.

Explore letras, clipes e bastidores no Hand Album do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O usuário pode escolher também se escuta as canções no Facebook – por padrão, o áudio dos clipes fica no mudo, mas pode ser ativado em um botão no canto superior direito.

Ative o som para ouvir o Hand Album do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como importar playlist do Spotify para Google Play Music e vice versa? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo